O COORDENADOR PEDAG GICO E SUAS REAIS ATRIBUI ES NO CONTEXTO ESCOLAR

3417 palavras 14 páginas
O COORDENADOR PEDAGÓGICO E SUAS REAIS ATRIBUIÇÕES NO CONTEXTO ESCOLAR

Lissandra Kelly de Carvalho
RA 913124217

RESUMO: O objetivo desse artigo é proporcionar discussão sobre os mais variados papéis em que o coordenador pedagógico exerce dentro da escola e como esse acúmulo e mudança de funções pode prejudicar o andamento de seu trabalho. O coordenador pedagógico acaba aceitando atividades que são diferentes da sua primordial ação (promover a formação continuada dos professores), por não ter clareza de sua atuação.

PALAVRAS-CHAVE: Funções do Coordenador Pedagógico. Escola. Formação Continuada.

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar muitas das atribuições desempenhadas pelo coordenador pedagógico, seus desafios e possibilidades de exercer sua função.
Constantemente em nossa sociedade ocorrem mudanças politicas, sociais, econômicas e ideológicas. A escola como instituição de ensino e local de ações pedagógicas, se depara com muitos desafios que podem comprometer sua atuação diante às exigências que aparecem. Os educadores devem ter consciência de que os alunos precisam ter uma formação cada vez mais abrangente, ocasionando o progresso das capacidades desses sujeitos. Sendo assim, para que esse trabalho aconteça, é essencial a presença do coordenador pedagógico, ciente de seu papel, promovendo sua formação continuada e de sua equipe docente, nunca deixando de ser um elo entre alunos, professores, pais e direção, promovendo um ambiente democrático e participativo.
Ao observarmos o coordenador pedagógico em um dia letivo de aula percebemos que muitas são as funções a ele atribuídas (Resolver conflitos no ambiente escolar de ordem disciplinar, organizacional e burocrática além de coordenar, supervisionar e gerenciar), muitas dessas funções não lhe são cabíveis, chegando muitas vezes atrapalhar a parte pedagógica.
A principal função do coordenador pedagógico deve ser a de promover a formação continuada dos professores e organizar o

Relacionados