O COORDENADOR PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

Páginas: 5 (1172 palavras) Publicado: 8 de julho de 2013
 Pedagogia 2º Período
Maria Rita de Souza
O COORDENADOR PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Paulo Gomes Lima
Faculdades Ítalo-Brasileira e UNASP-HT

Sandra Mendes dos Santos
Rede Municipal de Ensino de SãoPaulo-SP

O artigo fala de uma pesquisa que foi realizada no Estado de São Paulo sobre o papel do coordenador pedagógico na instituição escolar, da importância de suas intervenções na formação continuada do professor e grandes autores são citados logo no início do artigo.
O artigo enfatiza as seguintes seções: “a) alguns olhares sobre o papel do coordenador pedagógico na instituição escolar,b) sobre a necessidade de um outro olhar do coordenador pedagógico, c) a intervenção da construção do trabalho pedagógico, e) a ação e participação pedagógica por meio de ações coletivas.”

1. O TRABALHO DO COORDENADOR PEDAGÓGICO – ALGUNS OLHARES
No primeiro tópico os autores falam da assessoria permanente do coordenador pedagógico aos professores, porém ressaltam que por falta de informaçõesos colegas de trabalho cobram-lhe a resolução de muitos problemas que não cabe só à ele solucionar, ou seja, um faz tudo, então o coordenador acaba assumindo esse papel por pressão do ambiente que ele se encontra.
São apresentados no artigo os resultados da pesquisa de campo qualitativa com questões semiestruturadas e um dos resultados foi que os coordenadores afirmaram o quanto se sentemtristes por estarem desorientados e quase perdendo sua identidade como profissionais. O leitor pode observar nesse ponto que o coordenador sabe qual é sua função, mas as condições do ambiente o forçam a seguir o padrão de trabalho que lhe é imposto e isso o faz ficar muito frustrado, pois realiza tarefas que não são suas ou que deveriam ser coletivas para que no final do ano os objetivos traçados tenhamsido alcançados.
No decorrer do tópico uma citação do autor Bartman (1998, p 1) é usada para confirmar e dá sustentação às palavras ditas, afirmando que o coordenador se perde no próprio trabalho e se esquece de que é um orientador, pois está ali para equilibrar a relação entre professor, aluno e comunidade.

2. SOBRE A NECESSIDADE DE UM OUTRO OLHAR DO COORDENANDOR PEDAGÓGICO NA ESCOLANessa segunda parte é ressaltada a importância da presença do coordenador pedagógico, afirmando que esse papel se iniciou nas escolas vocacionais nos anos 1960 e que a função do coordenador era de suporte técnico, depois foi falado um pouco da evolução dessa profissão.
Neste tópico também é falado sobre a falta de conhecimento dos coordenadores sobre a clareza da identidade e delimitação de suacompetência na vida escolar. Também fala dos desafios que o coordenador enfrenta para construir um novo perfil profissional. Depois, são apresentadas algumas ideias de como deve ser essa mudança, por exemplo: “ser um instrumento de transformação da realidade-resgatar a potência da coletividade; gerar esperança; gerar solidariedade, parceria; fortalecer o grupo para enfrentar conflitos, contradições epressões, avançando na autonomia e na criatividade e distanciando-se dos modismos educacionais”. O tópico termina afirmando que existem muitos espaços a serem conquistados pelo profissional. O leitor pode entender que os desafios são grandes desde o início dessa profissão, mas que ouve uma boa evolução e ainda falta muito para que seja bem vista e respeitada por todos.

3. FORMAÇÃO CONTINUADADE EDUCADORES E COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA
O tópico três enfatiza que o coordenador pedagógico deve trabalhar de uma forma que ajude a comunidade e não apenas o aluno e professor a se tornarem seres pensantes e com capacidade de indagarem as questões sociais ao seu redor e lutar por melhorias. Pois a formação do coordenador nasce da função educativa, que por sua vez nasce de necessidades sociais....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas.
  • resenha
  • O coordenador pedagógico na educação básica: desafios e perspectivas
  • O COORDENADOR PEDAGÓGICO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
  • O coordenador pedagógico na educação básica
  • Resenha Crítica do texto resumo: “O Coordenador Pedagógico na Educação Básica: Desafios e Perspectivas.” De:...
  • Reflexões sobre o coordenador pedagógico na educação básica
  • A Educação Básica no Brasil atual: desafios e perspectivas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!