O conveito de fmea

2492 palavras 10 páginas
FMEA APLICADO EM PRODUÇÃO INDUSTRIAL
Teoria e Prática

Mostrar as características da sistemática da Failure Mode and Effect Analisys (FMEA) aplicado sobre a produção. Expor estudo de caso com dados fictícios.

Santo André - SP
2008

RESUMO

Este trabalho tem como finalidade mostrar a aplicação da ferramenta FMEA em sua teoria e prática em um processo da indústria de borracha. Através desta ferramenta buscou-se reconhecer e avaliar as falhas potenciais de um processo e seus efeitos. Foram identificadas ações que poderiam eliminar ou reduzir a chance de as falhas potenciais virem a ocorrer. Durante a aplicação prática da ferramenta e partir de uma identificação criteriosa dos seus pontos críticos provou-se as vantagens da sua utilização. A principal delas é a contínua busca por um processo isento de riscos gerando alta qualidade para o processo.

Palavras-chave: FMEA; Ferramentas da Qualidade, Borracha

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5
2. DEFINIÇÃO 5 2.1 Tipos de FMEA 7 2.1.1 FMEA de Projeto (Produto) 7 2.1.2 FMEA de Processo 7 2.2. Propriedades 7
3. IMPLEMENTAÇÃO 3.1 Dados históricos 3.2 Técnicas auxiliares 3.3 Coleta dos dados
4. ESTUDO DE CASO 4.1 Sistemática do FMEA de processo 4.1.1 Fluxograma 4.1.2 Preenchimento do formulário 4.2 Resultados obtidos
5. Conclusões 5.1 Quando executar uma FMEA

6. Bibliografia

1. INTRODUÇÃO

Com a globalização e a competitividade entre as organizações torna-se necessário e indispensável lançar no mercado produtos com alta confiabilidade a preços competitivos que atendam aos requisitos de satisfação com a garantia de um bom produto para o cliente.

Aplicando a técnica da ferramenta FMEA é possível proporcionar a identificação dos tipos de falhas, suas causas e seus efeitos sob o ponto de vista

Relacionados