o convívio familiar da pessoa idosa

Páginas: 35 (8656 palavras) Publicado: 3 de setembro de 2013
O CONVÍVIO FAMILIAR DA PESSOA IDOSA

¹Hellen Bessa de Oliveira

²Anete Magno e Silva Alves

²Maria Mirts Muller da Silva

²Tereza Eleonora Carrilho Burlamaqui

³Francileide Bindá

RESUMO

A sociedade contemporânea apresenta um aumento crescente da população idosa, por isso, é de grande relevância um estudo sobre a velhice e família visualizando o convívio familiar da pessoaidosa, observando como a família se apresenta neste processo, compreendendo os aspectos socioeconômicos que incidem na qualidade de vida da pessoa idosa. Este trabalho proporciona uma análise e reflexão a respeito dos indicativos que possam contribuir para a construção do conhecimento profissional sobre o convívio familiar da pessoa idosa, como forma, de garantir o bem estar e a qualidade de vidados idosos contemporâneos.

Palavras chaves: Velhice e Família.

__________________________________________________

INTRODUÇÃO

A sociedade contemporânea apresenta um aumento crescente da população idosa, por isso, é de grande relevância um estudo sobre a velhice e a família, visualizando o convívio familiar da pessoa idosa e, observando principalmente, como a família se apresentanesse processo, analisando os aspectos socioeconômicos que incidem na qualidade de vida da pessoa idosa.

Percebe-se que no Brasil ocorreu uma mudança considerável no perfil populacional. Este país que até alguns anos atrás era considerado de jovens, atualmente, expressa um quadro social em constante avanço, de pessoas idosas, cujas expressões sociais, emergem inúmeras discussões a respeito dosaspectos socioeconômicos que incidem no contexto do convívio familiar, um comprometimento da qualidade de vida do idoso.

A referência familiar é o principal meio de estabelecer o convívio social da pessoa idosa, devido à relação entre os membros ser uma forma de socialização do indivíduo.

Considerando, o contato afetivo entre os integrantes de uma mesma família, pode-se analisar que éfundamental na socialização do idoso que o identifica, através do seu papel no núcleo familiar e consequentemente na sociedade.

Diante desta realidade, este trabalho tem como objetivo refletir sobre os aspectos socioeconômicos que incidem na qualidade de vida da pessoa idosa no seu contexto familiar; analisar o processo de envelhecimento e a importância da família nessa fase da vida; pontuar osaspectos socioeconômicos que podem comprometer a qualidade de vida da pessoa idosa no convívio família; e identificar os cuidados que a família deve estabelecer para promover a qualidade de vida do idoso.

Neste caso, foi utilizado como metodologia, um estudo bibliográfico, no qual, possibilitou analisar e posteriormente pôde disponibilizar informações para o processo da construção profissional doassistente social assim como, contribui e estimula também, formulações críticas a respeito dos aspectos abordados.

Portanto, entende-se que o convívio familiar do idoso, e os condicionantes socioeconômicos, apresentam aspectos que ameaçam a qualidade de vida. Estes aspectos ainda são pouco discutidos em nossa realidade.

Por isso, com base em informações de alguns autores, foi construídoeste trabalho, probabilizando uma efetiva análise dos aspectos levantados; a estruturação de um conteúdo específico para a discussão sobre o convívio familiar da pessoa idosa.

1. Os aspectos socioeconômicos que incidem na qualidade de vida da pessoa idosa no seu contexto familiar a partir de autores que discutem esta temática.

1.1 O processo de envelhecimento: a realidade do idoso nocontexto social

Neste trabalho busca-se refletir sobre o processo de envelhecimento e a realidade do idoso no contexto brasileiro, afim, de proporcionar uma visão a respeito dos aspectos que compreendem a categoria do envelhecimento e o segmento idoso.

A desinformação sobre o ser idoso e as particularidades do envelhecimento em nosso contexto social ainda é grande. Os idosos são populações ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • pessoa idosa
  • Pessoa idosa
  • A pessoa idosa
  • pessoa idosa
  • A PESSOA IDOSA E A IMPORTÂNCIA DA CONVIVÊNCIA FAMILIAR UM OLHAR DA REALIDADE NO ABRIGO SÃO LUCAS
  • Pessoas idosas
  • AUTISMO: desafio no convívio escolar e familiar
  • Sexualidade da pessoa idosa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!