O convênio de taubaté

Páginas: 2 (377 palavras) Publicado: 29 de abril de 2011
Enquanto imperou a República Velha, o café ocupou a posição de líder das exportações brasileiras, o que estimulou os fazendeiros a ampliarem as plantações cada dia mais, até que adveio a crise , aprodução do café excedeu a venda do produto e a superprodução tornou-se a vilã da economia do começo do século XX. Os estoques atingiram níveis altíssimos, os preços desabaram, a quantidade do produtoarmazenado foi se aglomerando e as vendas estagnaram.
No inicio do século xx,o café era o principal produto que o Brasil exportava.Desta forma, ocorreu uma grande expansão da oferta do produto sem,noentanto,a demanda aumentar também.Assim o preço do café passou a cair assustadoramente,gerando a preocupação dos produtores e do governo,visto que esta era a principal atividade econômica na época.O Convênio de Taubaté deu início às várias políticas de valorização do café e fundamentava-se na contração de empréstimos para comprar o café estocado, e no estabelecimento de um novo imposto a serpago em ouro sobre cada saca de café que fosse comercializada fora do país , este novo imposto visava o pagamento dos juros cobrados pelo empréstimo realizado.

Enquanto imperou a República Velha, ocafé ocupou a posição de líder das exportações brasileiras, o que estimulou os fazendeiros a ampliarem as plantações cada dia mais, até que adveio a crise , a produção do café excedeu a venda doproduto e a superprodução tornou-se a vilã da economia do começo do século XX. Os estoques atingiram níveis altíssimos, os preços desabaram, a quantidade do produto armazenado foi se aglomerando e as vendasestagnaram.
No inicio do século xx,o café era o principal produto que o Brasil exportava.Desta forma, ocorreu uma grande expansão da oferta  do produto sem,no entanto,a demanda aumentar também.Assimo preço do café passou a cair assustadoramente,gerando a preocupação dos produtores e do governo,visto que esta era a principal atividade econômica na época.
O Convênio de Taubaté deu início às...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Convenio de Taubate
  • Convenio de Taubaté
  • Convênio de taubaté
  • Taubaté
  • convenio
  • convenios
  • CONVENIOS
  • convenio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!