O CONTRTO DE TRABALHO E A LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

439 palavras 2 páginas
O CONTRTO DE TRABALHO E A LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

Trabalho de Fernando Fernandes Venâncio Da Silva apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Ciências Contábeis

Orientador: Prof. Gleidson Pego Da Paz

TEMA: O CONTRATO DE TRABALHO E A LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS
INTRODUÇÃO:
O senado aprovou uma nova lei que visa regulamentar a profissão da empregada domestica em todo brasil. A mudança tem o intuito de igualar os direitos dessas trabalhadoras aos de outros profissionais assegurando seus direitos e regularizando a situação empregatícia da classe.
No Brasil, ao todo são cerca de 7,2 milhões de pessoas exercendo a atividade de empregada domestica, sendo que 94% deste número são mulheres. Por conta disso, ha muito tempo existia a necessidade de uma nova lei que beneficiasse estes trabalhadores, estabelecendo regras para a jornada de trabalho diário, horas extras, benefícios etc. Isso sem falar no ponto mais importante, na obrigatoriedade de assinar a carteira de trabalho desses profissionais.
DESENVOLVIMENTO
Jornada de trabalho:
A partir de agora a carga horária máxima de trabalho semanal é de 44 horas, facultada a compensação de horários e a redução da jornada por acordo ou convenção coletiva. No entanto, o trabalho diário não pode exceder 8 horas. No caso dos empregados que dormem no serviço, fica estabelecido o seguinte: Se não houver atribuições no tempo de descanso, não há problemas. Não gera hora extra e nem adicional noturno. Só é permitido até 2 horas de hora extra por dia.
CONCLUSÃO
PEC DAS DOMÉSTICAS PODE GERAR ONDA DE DEMISSÕES NO PAÍS.
A constituição da (PEC) das domésticas que estende a elas os direitos de outros trabalhadores acendeu um alerta vermelho. O presidente do instituto domestica legal, Mario Avelino estima que, em pouco mais de um mês, até 815 mil empregadas poderão ser demitidas, devido ao aumento de gastos dos patrões, que

Relacionados

  • Administração
    2681 palavras | 11 páginas