O CONTO DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO INFANTIL

Páginas: 13 (3024 palavras) Publicado: 27 de abril de 2014
O CONTO DE FADAS NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO INFANTIL

Mari Cléa Teresinha do Nascimento Ferreira²
RESUMO


O presente estudo tem como título “Os contos de fadas na construção do imaginário infantil”. O trabalho possui como objetivo geral a influencia dos contos de fadas no desenvolvimento infantil.Através de um estudo bibliográfico, com diversos autores, esta pesquisa se desenvolveu apresentando um breve histórico da literatura infantil e dos contos de fadas e sua devida valorização para o desenvolvimento do imaginário. Constatou-se que os contos de fadas têm algo de significação para os leitores, prendem a atenção do aluno e são fontes de motivação para aqueles menos interessados nosconteúdos, em sala de aula. Adolescentes ou jovens, lendo as histórias de criança e aliados ao compromisso de mostrar a beleza, a magia, o prazer e a satisfação que uma história proporciona, descobrem a fantasia da imaginação e querem colocá-la em pratica. Mostram que são capazes de poder contar as histórias aos outros e encantar quem escuta, provocando a desconcentração. A presença da literaturainfantil na escola e no lar representa um estimulo forte à aprendizagem da leitura. Adquirindo o gosto pela leitura a criança passará a escrever melhor e terá um repertório amplo de informações.


Palavras-chave: Criança e Cognitivo; Literatura infantil; Contos de Fadas.


INTRODUÇÃO


Por muito tempo, a criança foi impedida de ter contato com o mundo da literatura infantil, já que a autoridadedo código escrito era pré-requisito para que uma pessoa pudesse explorar e dar significado a alguma obra. Com os avanços dos estudos realizados na Educação infantil, especialmente de algumas décadas para cá, compreende-se que a leitura excede a banal decodificação e que as crianças podem “ler” um livro mesmo sem saber ler, descobrindo outras configurações de linguagens, que lhe são familiares,como: imagens, símbolos, jogo simbólico, dando asas à imaginação.

A importância que alguma pessoa confere à leitura está absolutamente unida ao meio em que vive do modo com que observa esta relação com os que estão ao seu redor. Dessa maneira, é muito significativo oferecer boas obras e ajudar as crianças a construírem um bom relacionamento com a literatura infantil, para que se tornem corretosleitores.

Este trabalho traz a temática: “Os contos de fadas na construção do imaginário infantil”. Para o referencial teórico, foi utilizada uma pesquisa bibliográfica que, de acordo com Severino (2000), abrange toda bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudos ( desde publicações avulsas, jornais, revistas, livros, monografias, e outros).

Pode-se afirmar que falar em contosde fadas, hoje, tem o mesmo sentido para todos: quase que de maneira automática, falar em crianças. Sem pôr em discussão suas várias designações: contos de encantamento, contos maravilhosos, fábulas ou meramente contos populares, implica lembrar sua evidente influencia em varias obras de literatura infantil. Diversos autores usam como referencia muitos aspectos temáticos e formais dos contospopulares para ampliar seu próprio trabalho: “Pinóquio”, “História meio ao contrario”, “Os pregadores do rei João”, todas com presentes vestígios das narrativas populares.

A pesquisa dos contos clássicos, essas narrativas voltadas a todos os indivíduos, sem levar em conta a idade, evidencia que estes representam exato depósito do imaginário, das tradições e do espectro de mundo procedentes de algumespírito público, estando aprofundadas em muito antigas narrativas míticas. Além do mais, resistiram pelos séculos por meio da comunicação oral realizada por contadores de histórias, numa época onde a vida coletiva era intensa, ao contrario da vida privada e dos interesses de cada um.

O contato da criança com o mundo dos livros começa na Educação Infantil, porque grande parte das crianças...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aliteratura infantil e a construção do imaginário através do conto de fadas
  • A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS NA TRANSMISSÃO DE VALORES E NA CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO INFANTIL
  • Contos de fada no desenvolvimento infantil
  • Contos de fadas na ed infantil
  • LITERATURA INFANTIL CONTOS DE FADA
  • A importância do conto de fadas no imaginário da criança
  • CONTOS DE FADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Educação infantil e conto de fadas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!