O Conselho Nacional de Serviço Social e a LBA e O SENAI e o Serviço Social

Páginas: 7 (1692 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
1. INTRODUÇÃO
Com o novo modelo econômico que surgia nas decadas de 1930 e 1940, onde a mão de obra era explorada e não apresentava remuneração adequada e qualificação apropriada para o serviços, foi então que surgiu algumas das mais importantes instituições assitenciais do Serviço Social, com obejtivo de uma análise exaustiva do nascimento e evolução dessas instituições. Em seguida tinha porfinalidade reter aspectos das conjuturas específicas que presidem o surgimento destas instituições e que marcam seu conteudo mais profundo no sentido de verificar a correlação de forças presente nessas conjuturas, a qual se altera em função da dinâmica dos processos sociais. Portanto serão apresentados o processo de ligitimação e institucionalização da profissão e dos profissionais do ServiçoSocial.

2. DESENVOLVIMENTO
O Conselho nacional de serviço social teve sua primeira medida legal apenas em 1938, através do decreto de Lei nº 525, os efeitos práticos desse decreto de lei foram no entanto muitos restritos. O CNSS caracterizou-se mais pela atuação de verbas subvenções, como mecanismo e o clientelismo politico.
A LBA inicialmente é a sigla de Legião Brasileira de Assistência, aprimeira grande instituição nacional de assistência social, é organizada em sequência ao engajamento do país na segunda guerra mundia. Foi criada por Darcy Vargas, primeira dama daquela época, pelo decreto – lei de 15 – 10 – 1942, a LBA é reconhecida como órgão de colaboração com o Estado no tocante aos serviços de assistência social. Seu objetivo declarado será de “ prover as necessidades dasfamílias cujos chefes hajam sido mobilizados, e ainda, prestar decidido concurso ao governo em tudo que se relaciona ao esforço da guerra, como:
1. executar seu progama, pela fórmula do trabalho em colaboração com o poder público e a iniciativa privada;
2. congregar os brasileiros de boa vontade, coordenando-lhes a ação no desempenho de se promover, por todas as formas, serviços de assistênciasocial;
3. prestar, dentro do esforço nacional pela vitória, decidido concurso ao governo;
4. trabalhar em favor do progresso do serviço social no brasil; e
5. o público alvo atendido eram as mães no que se refere a maternidade e infância, a velhice, aos doentes, aos necessitados, aos desvalidos, melhoria da alimentação e habitação dos gupos menos favorecidos, difusão da educação popular,levantamento do nível de vida dos trabalhadores e organização racional de seus lazeres.
A adequação da Força de Trabalho às necessidades da industria se cobrirá de dois aspectos de trabalho: o atendimento objeto ao mercado de trabalho a qualificação técnica necessária e a produção de Força de Trabalho ajustada ao desenvolvimento capitalista. Surge o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial,para atender a uma necessidade ameaçadora e urgente, a formação de profissionais qualificados para a indústria, já que sem educação profissional não haveria desenvolvimento industrial para o País.
O SENAI foi criado no ano de 1942, e significa Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, com o objeto de organizar e administrar nacionalmente escolas de aprendizagem para industriários. Sendo umgrande empreendimento de qualificação de força de trabalho – especialmente a juvenil. Que rapidamente incorporará o Serviço Social em seu esquema de atuação. Certamente estará entre as primeiras grandes instituições a incorporar e teorizar o Serviço Social, utilizando para tal as técnicas de caso e grupo. Aparece também, como fatores apressa o surgimento dessa instituição, contribuindo para sua rápidaimplantação nos dois maiores centros industriais – especial em São Paulo – a evolução da segunda Guerra Mundial.
Até esse momento a qualificação – da Força de Trabalho aos fatores materiais do processo produtivo é extremamente limitada. Para as funções industriais que exigissem operários mais qualificados, assim como as de comando e técnicas, procurava-se suprir as demandas através da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o conselho nacional do serviço Social
  • Conselho Nacional de serviço social
  • Conselho Nacional do Serviço Social, Abess e Abas
  • Senai e serviço social
  • qual o papel do serviço social no Senai
  • Politica nacional de serviço social
  • 8º conferencia nacional do serviço social
  • O serviço social na era dos serviços.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!