O conhecimento e a experiência educativa segundo John Dewey

Páginas: 13 (3143 palavras) Publicado: 13 de fevereiro de 2014
CURSO DE GESTÃO ESCOLAR
Professora: Fátima Casanova








Silvia Cristina Reis Lima












Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem:
O conhecimento e a experiência educativa segundo John Dewey














Recife, 2007


Sílvia Cristina Reis Lima









O Conhecimento e a experiência educativa
segundo JohnDewey














Artigo apresentado a professora Fátima Casanova da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento da Aprendizagem do curso de Gestão Escolar.






FADEPE
Recife - 2007






RESUMO

Este artigo vem mostrar em uma breve definição o que é conhecimento, como é visto e em que se configura. Quaisquer que sejam as modalidades que oconhecimento assuma, sua finalidade intríseca em todas elas é produzir sentido para nossa existência histórica. Tendo como principal objeto de conhecimento a “experiência educativa” o presente trabalho define educação como o processo de reconstrução e reorganização da experiência. Salienta por onde perpassa o processo educativo, sua finalidade e sua participação no meio social. Neste, também busco fazer arelação entre as possibilidades de construção da aprendizagem e o papel do gestor educacional nesse processo.
Palavras-chaves: Conhecimento, experiência, educação.


























“A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida” Dewey.
INTRODUÇÃO
“Conhecimento é a relação de índole entre um sujeito e umobjeto, que consiste em uma espécie de penetração mútua em ambos. O conhecimento é visto como um processo, originário da vivencia da subjetividade, de construção dos objetos de nossa experiência do real, que não precisa buscar fundamentos fora de seu próprio exercício.” O conhecimento se configura em linhas gerais, como o esforço do espírito humano para compreender a realidade. Esta compreensão, sedá mediante a explicitação da ligação entre os objetos e as situações da realidade, ligações que sejam aptas a satisfazerem as exigências intrínsecas dessa subjetividade ao mesmo tempo, que viabiliza alguma modalidade de intervenção pratica do homem sobre esses objetos e situações.”A finalidade do conhecimento é uma constante busca. Quando falamos de conhecimento pressupõe falar do homem e de suasexperiências educativas. O principal objeto de nosso conhecimento será a “experiência educativa segundo John Dewey”.
A experiência educativa é uma experiência em que participa o pensamento, através do qual se percebe relações e continuidades antes não percebidas. A experiência amplia os conhecimentos, enriquece o espírito e dá significação mais profunda à vida. É nisso que consiste a educação.Educar é crescer, não no sentido puramente fisiológico, mas no sentido espiritual, no sentido humano, no sentido de uma vida cada vez mais rica e bela, em um mundo cada vez mais adaptado e propicio ao homem. Para Dewey, o conhecimento é uma atividade dirigida que não tem um fim em si mesmo, mas está dirigido para a experiência. As idéias são hipóteses de ação e são verdadeiras quando funcionamcomo orientadoras dessa ação.
A educação tem como finalidade  propiciar à criança condições para que resolva por si própria os seus problemas, e não as tradicionais idéias de formar a criança de acordo com modelos prévios, ou mesmo orientá-la para um porvir. Tendo o conceito de experiência como fator central de seus pressupostos, chega à conclusão de que a escola não pode ser uma preparação para avida, mas sim, a própria vida. Assim, para ele, vida-experiência e aprendizagem estão unidas, de tal forma que a função da escola encontra-se em possibilitar uma reconstrução permanente feita pela criança da experiência. A educação progressiva está no crescimento constante da vida, na medida em que o conteúdo da experiência vai sendo aumentado, assim como o controle que podemos exercer sobre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Experiência e educação john dewey
  • Resumo
  • John Dewey
  • Concepção de aluno e concepção de escola segundo John Dewey
  • John Dewey
  • John dewey
  • JOHN DEWEY
  • JOHN DEWEY

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!