O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E A DECORRÊNCIA DA GEOGRAFIA

Páginas: 5 (1240 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E A DECORRÊNCIA DA GEOGRAFIA
O conhecimento geográfico é tão antigo quanto às demais ciências existente no mundo, é construído desde a Grécia antiga com concepção de lugar, na sua Física, da relação homem- natureza.A Geografia como área de conhecimento sempre expressou (desde sua autonomia) sua preocupação com a busca da compreensão da relação do homem com o meio(entendido como entorno natural). Neste sentido ela se diferenciou e se contrapôs as demais ciências, que por força de seus objetos e das classificações, foram individualizadas em Ciências Naturais e Sociais. Este paradoxo acompanha a Geografia, ainda que hoje possa ser seu privilégio. Constitui um paradoxo, porque, na medida em que na Modernidade se expandiu a racionalidade e se constituiu a ciênciamoderna, o caminho foi à disjunção, a separação, a compartimentação do conhecimento; a divisão entre as ciências naturais e as ciências sociais.
Em decorrência, a Geografia foi impossibilitada (pelo caminho que assumiu) de construção unitária e mesmo de um lugar preciso entre as ciências. Isto, nos parece, dificultou, para a Geografia, a construção de um método, pois se propunha a unidadenatureza-sociedade num contexto científico onde estas dimensões disjuntas perseguiam métodos diferentes. Hoje esta perspectiva de conjuntividade inicia seus alicerces, para além da Geografia no âmbito das demais ciências.
Partindo destas breves considerações, passemos aos conceitos. Considerando o exposto, entendo que o campo de atuação da Geografia está balizado pelo conceito de espaço geográfico.Constitui este, o conceito mais abrangente, por conseqüência o mais abstrato.
Ao longo da história da Geografia, espaço geográfico foi concebido de diferentes maneiras. Tomamos como referência para nossas finalidades, o conceito expresso por Milton Santos (1997) no qual o espaço geográfico constitui "um sistema de objetos e um sistema de ações" que:
É formado por um conjunto indissociável,solidário e também contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como um quadro único na qual a história se dá. No começo era a natureza selvagem, formada por objetos naturais, que ao longo da história vão sendo substituídos por objetos fabricados, objetos técnicos, mecanizados e, depois cibernéticos fazendo com que a natureza artificial tenda a funcionarcomo uma máquina.
Os geógrafos, posteriormente, conceberam uma geografia que propunha a conjunção do natural e do humano, transformando o espaço geográfico em um conceito que expressa à articulação Natureza e Sociedade, ou seja, constituíram um objeto de interface entre as ciências naturais e as ciências sociais.
Em inúmeras obras geográficas, o conceito de espaço geográfico expressou-se através daconcepção de paisagem, região, território, lugar. Humboldt (1862), ao falar em Geografia Física, referia- se à paisagem natural. Pensamos poder estabelecer diferenças entre esses conceitos. A expressão do geográfico encontra-se representada no conceito de espaço geográfico, conforme já nos referimos, adotando a conceituação de Milton Santos (1997).
Agora cabe perguntar: a que natureza serefere o autor? Trata- se, neste caso, de uma concepção de natureza denominada de natureza artificial ou tecnificada. Para Milton Santos (1997), o período atual, período "Técnico Científico Informacional" não nos permite pensar a natureza como primariamente natural, ou melhor, como decorrente de processos que advém exclusivamente de sua auto organização.
A presença do homem concretamente como sernatural e, ao mesmo tempo, como alguém oposto a natureza, promoveu/promove profundas transformações na natureza mesma e na sua própria natureza. Isto exige uma reflexão efetiva sobre o que é natureza hoje. Algumas proposições encaminham a discussão. Milton Santos (1997) qualifica a natureza denominando- a de natureza artificial ou tecnificada ou, ainda, natureza instrumental. Isto porque a técnica...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caracterização do Conhecimento Geográfico
  • Geografia e conhecimentos
  • Ensinar a geografia ou ensinar com a geografia? das praticas e dos saberes espaciais á construçao do conhecimento...
  • a origem do conhecimento geografico
  • A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO
  • Prova de geografia
  • As origens do conhecimento geografico
  • Origens do conhecimento geografico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!