O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E A DECORRÊNCIA DA GEOGRAFIA

1240 palavras 5 páginas
O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E A DECORRÊNCIA DA GEOGRAFIA
O conhecimento geográfico é tão antigo quanto às demais ciências existente no mundo, é construído desde a Grécia antiga com concepção de lugar, na sua Física, da relação homem- natureza.A Geografia como área de conhecimento sempre expressou (desde sua autonomia) sua preocupação com a busca da compreensão da relação do homem com o meio (entendido como entorno natural). Neste sentido ela se diferenciou e se contrapôs as demais ciências, que por força de seus objetos e das classificações, foram individualizadas em Ciências Naturais e Sociais. Este paradoxo acompanha a Geografia, ainda que hoje possa ser seu privilégio. Constitui um paradoxo, porque, na medida em que na Modernidade se expandiu a racionalidade e se constituiu a ciência moderna, o caminho foi à disjunção, a separação, a compartimentação do conhecimento; a divisão entre as ciências naturais e as ciências sociais.
Em decorrência, a Geografia foi impossibilitada (pelo caminho que assumiu) de construção unitária e mesmo de um lugar preciso entre as ciências. Isto, nos parece, dificultou, para a Geografia, a construção de um método, pois se propunha a unidade natureza-sociedade num contexto científico onde estas dimensões disjuntas perseguiam métodos diferentes. Hoje esta perspectiva de conjuntividade inicia seus alicerces, para além da Geografia no âmbito das demais ciências.
Partindo destas breves considerações, passemos aos conceitos. Considerando o exposto, entendo que o campo de atuação da Geografia está balizado pelo conceito de espaço geográfico. Constitui este, o conceito mais abrangente, por conseqüência o mais abstrato.
Ao longo da história da Geografia, espaço geográfico foi concebido de diferentes maneiras. Tomamos como referência para nossas finalidades, o conceito expresso por Milton Santos (1997) no qual o espaço geográfico constitui "um sistema de objetos e um sistema de ações" que:
É formado por um conjunto indissociável,

Relacionados

  • Planejamento e gestão de turismo
    232315 palavras | 930 páginas