O conhecimento: elucidações conceituais e procedimentos metodológicos.

Páginas: 5 (1175 palavras) Publicado: 14 de novembro de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
FACULDADE DE LETRAS
ESTÁGIO DE LÍNGUA PORTUGUESA 3
PROFA. DRA. MARIA DO SOCORRO AGUIAR

Carolina Neris Barbosa, Ícaro de Carvalho Bismarck Lopes[1]

O conhecimento: elucidações conceituais e procedimentos metodológicos.

O texto inicia tratando da questão da necessidade de uma teoria do conhecimento para o exercício de um ensino satisfatório. Naseqüência defini-se conhecimento como a compreensão inteligível da realidade, que o sujeito humano adquire através de sua confrontação com essa mesma realidade. Assim sendo o conhecimento pode ser entendido também, como o que se obtêm através de livros, aulas, conversas, mas com o objetivo de alcançar o entendimento da realidade, em primeiro lugar, e não apenas a retenção de informação. Desse modo, oconhecimento, em síntese, é uma forma de entendimento da realidade.
Diferencia-se ainda a pratica do conhecimento com a da memorização, fato comum na prática escolar onde se decoram textos para repetir em provas em seleções sem a rela compreensão do que significam, como se tal capacidade fosse um medidor de conhecimento.
No tópico seguinte do texto, discorre-se sobre as formas deapropriação da realidade através do conhecimento com base nas definições feitas por Marx, sendo explicitada duas formas: a investigação direta da realidade e a exposição dos conhecimentos.
Na descrição da primeira forma de apropriação o conhecimento direto da realidade, método da investigação. São mostrados três passos básicos para a apropriação, sendo eles: o primeiro é assumir uma posiçãocritica durante todo o processo, ou seja, é preciso ser critico diante dos dados. O segundo é a posição metodológica de critica ao senso comum, nesta etapa é fundamental criticar as interpretações cotidianas sobre o que se esta estudando, porém não se deve condenar a visão cotidiana da realidade. O terceiro passo é a crítica das explicações existentes no meio cientifico, ou seja, não se podemdesprezar os conhecimentos já estabelecidos.
Fica claro que para enfrentar a realidade criticamente deve-se usar os recursos metodológicos gerais como: não tomar a parte pelo todo, não tomar o particular pelo universal e não esquecer do passado que se faz presente em qualquer situação ou objeto do conhecimento ao qual nos dediquemos.
A segunda forma de apropriação da realidade é oconhecimento indireto da realidade ou método da exposição. Este é meio pelo qual o investigador expõe os conceitos que conseguiu formular sobre a realidade investigada e é denominado indireto devido ao fato de que se adquiri um entendimento do real através do conhecimento do pesquisador. As duas formas de conhecimento estão articuladas, pois não há como produzir conhecimento direto da realidade sem sededicar a uma assimilação critica dos conhecimentos anteriormente estabelecidos.
O próximo ponto de debate no texto é o conhecimento na escola, destaca-se que na prática escolar, por vezes, se distorce o verdadeiro sentido do conhecimento como entendimento da realidade. Tal distorção dificulta o ensino e aprendizagem, pois a forma de trabalhar com alunos no processo de ensino e aprendizagemvai depender da compreensão que se tem do que é conhecimento. O conhecimento escolar só poderá vir a ser um conhecimento significativo e existencial na vida do cidadão se ele chegar a ser incorporado pela compreensão, exercitação e utilização criativa, isto em todos os níveis da vida escolar.
Outro fato que pode terminar a noção de conhecimento trabalhado na escola é a tendência pedagógicaadotada. Este tema é tratado no terceiro capítulo do livro. Temos várias tendências pedagógicas: a pedagogia liberal, a tradicional, a renovada progressivista, a renovada não-diretiva, a tecnicista, a da pedagogia progressista, a libertadora, a libertária e a critico social dos conteúdos.
Dentro da pedagogia liberal vemos a proposta de apropriação do conhecimento por meio de método...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • “Procedimentos Metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica”
  • Turismo e iniciação científica – os procedimentos metodológicos na produção de conhecimento
  • Procedimentos metodológicos
  • Procedimentos metodológicos
  • Procedimentos metodologicos
  • Procedimentos metodológicos.
  • procedimentos metodologicos
  • Procedimentos metodológicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!