O conhecimento: conceito, tipos e influências no meio acadêmico

Páginas: 10 (2389 palavras) Publicado: 6 de fevereiro de 2013
O CONHECIMENTO: CONCEITO, TIPOS E INFLUÊNCIAS NO MEIO ACADÊMICO
Matheus Araújo Brito Santos Lopes

RESUMO

Este artigo tem o objetivo de estudar, por meio de revisão bibliográfica, o conhecimento através da história, o conhecimento científico e trabalho acadêmico, assim como o que deve ser levado em consideração para produzi-lo e sua influência no meio acadêmico.

Palavras-chave:Conhecimento. Ética. Conhecimento Científico. Trabalho acadêmico.

1 INTRODUÇÃO

O conhecimento é tido como uma ferramenta importante na formação de novas concepções na sociedade atual. Ele pode ser produzido de várias formas e pode gerar vários questionamentos que levam às pessoas a irem atrás de uma resposta a fim de sanar a dúvida gerada pelo mesmo. Durante o processo histórico da sociedade,vários estudiosos definiram o conhecimento, entre eles está Garcia (1997), o conhecimento é uma forma de estar no mundo. E no seu processo de aquisição, o homem percebe que ele é um ser em constante construção, um ser em constante mutação e que pode ser melhorado diariamente se este estiver aberto à realidade refletindo na formação de vários tipos de conhecimento.
Dentre os conhecimentos, o empírico,o filosófico, o teológico e o científico junto com a moral e a ética, contribuem para a formação do conhecimento no mundo acadêmico atual. Contribuindo com a sociedade, facilitando descobertas, incentivando novas pessoas a irem atrás de novas descobertas e experiências. Daí a importância de se estudar o conhecimento, pois para a vida acadêmica é necessário que o aluno tenha um espíritocrítico-científico, para que possa iniciar e levar avante sua produção intelectual.

2 O CONHECIMENTO

2.1 O que é conhecimento?

O conhecimento é um instinto inerente que vêm da natureza humana. Toda experiência, externa ou interna, que acontece com o homem, desperta nele um sinal do que aconteceu, formando assim a forma mais simples do pensamento. Ou seja, o conhecimento é a relação que se estabeleceentre o sujeito que se conhece ou deseja conhecer e o objeto a ser conhecido ou que se dá a conhecer, segundo Severino (2002).
O homem ao nascer passa a viver em um mundo que lhe é estranho e logo, é obrigado a interpretar a si mesmo e a interpretar o mundo a sua volta. Quando ele começa a entender e criar suas próprias representações para as coisas do mundo, passa a dar forma e significado aelas e assim, a conhecê-las. Surge então o processo que se denomina conhecimento, segundo Garcia (1997).

2.2 O conhecimento através da história

Na Grécia Antiga, a definição clássica de conhecimento segundo Platão, expõe que ele consiste de uma crença verdadeira e totalmente justificada. Já Aristóteles divide o conhecimento em três áreas: a científica, a prática e a técnica, ou seja, oconhecimento é baseado na observação, experiência. E Sócrates dizia que sua sabedoria era limitada à sua própria ignorância. “Só sei que nada sei”. A preocupação dos pensadores da antiguidade era buscar a superação do mito e do saber comum. Eles estabeleceram a diferença entre o conhecimento sensível e o intelectual, estabelecendo um vínculo entre ciência e filosofia que perdurou até o inicio daidade moderna, de acordo com Aranha e Martins (2009).
Para Aranha e Martins (2009), o período medieval é marcado pelo conceito que a humanidade sofreu “Mil anos de trevas”, porém alguns estudiosos contestam essa concepção e afirmam que houve manifestações culturais que caracterizaram a Idade Média como um período de produção de movimentos artísticos e conhecimento cientifico, destacando-se odesenvolvimento das universidades medievais. Na Patrística, desenvolveu-se a tendência da conciliação do pensamento cristão ao pensamento platônico, sendo seu grande defensor Santo Agostinho. Já na Escolástica, obtém-se a anexação da filosofia Aristotélica ao pensamento cristão com o estreitamento da relação Fé e Razão, sendo São Tomás de Aquino o seu precursor. E no Nominalismo, temos o final do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os tipos de conhecimentos: Conceitos e opiniões pessoais
  • O PLÁGIO E O CONHECIMENTO: A RELAÇÃO PROFESSOR, ESTUDANTE E O MEIO ACADÊMICO.
  • tipos de conhecimento
  • Tipos de conhecimento
  • Tipos de conhecimento
  • tipos de Conhecimento
  • Tipos de Conhecimento
  • Tipos de conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!