O conflito israel-palestino sob a ótica da segurança - percepções e ameaças

Páginas: 15 (3525 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2012
O conflito israel-palestino sob a ótica da segurança - percepções e ameaças


João Guimarães Rosenthal[1]
Marcos Tocchetto Agostini[2]



1 INTRODUÇÃO

O conflito entre israelenses e palestinos, um dos mais antigos da história contemporânea, vem sendo a principal pauta de discussão sobre segurança no Oriente Médio e no mundo. Além disso, é um tema atual noConselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), onde se tem discutido a criação do Estado Palestino – ainda que este já seja reconhecido pela maioria dos governos dos Estados.

Esse conflito, que tomou forma logo após a criação do Estado judeu em 1948, ano em que a ONU (Organização das Nações Unidas) determinou a partilha da região entre árabes (Palestina: Faixa de Gaza e Cisjordânia) eisraelenses (Israel), e uma zona internacional em volta de Jerusalém, tornou a região altamente insegura. Tal insegurança propiciou a criação de grupos extremistas pelo lado palestino e tornou a segurança militar uma questão primordial na agenda israelense.

Diante disso, o presente trabalho tem como finalidade a análise dos diversos temas que englobam a segurança na região, tais quaisatores não estatais como o Hamas (Harakat al-Muqawama al-Islamiyya – um movimento fundamentalista islâmico palestino), a percepção de segurança em Israel, a segurança humana, a caracterização da guerra como de “terceiro tipo” ou “novas guerras” e o método de conflito utilizado entre ambas as partes.

Assim sendo, o problema a ser apresentado é o seguinte: como podemos alocar o existenteconflito dentro na nova definição de guerra, com todas suas implicações e diferenciações em relação às Clausewitzianas (guerras tradicionais), e como o Estado de Israel e os palestinos percebem o conflito?

2 DESENVOLVIMENTO

As guerras do século XXI, caracterizadas por possuírem como envolvidos tanto Estados quanto atores não estatais, são próprias da nova conjuntura internacional.Tais guerras, no entanto, podem se tornar muito mais intensas quando um dos atores não estatais envolvido já esteve – e ainda está – próximo de conquistar sua soberania estatal. É a partir dessas condições que o conflito israel-palestino se consolidou como um dos principais temas de segurança a nível regional e global.

2.1 NOVAS GUERRAS E ATORES NÃO ESTATAIS

Os atores nãoestatais do conflito israel-palestino, quais sejam o Hamas e o governo palestino, estão diretamente envolvidos na guerra que se alastra por décadas na região. Esse conflito é, provavelmente, o caso mais concreto de um povo ou ator não estatal que busca a sua independência e soberania. O Hamas, que controla a região da faixa de Gaza, é um grupo fundamentalista islâmico considerado ilegítimo por quasetodos os governos do sistema internacional, ao passo que a OLP (Organização para a Libertação da Palestina), que controla a região da Cisjordânia, já é reconhecida por muitos países, mas não pela ONU.

O envolvimento desses atores citados torna o conflito característico dos conflitos contemporâneos, denominados como “guerras de terceiro tipo” (HOLSTI, 1996) ou “novas guerras” (KALDOR, 1999),nas quais participam atores estatais, não estatais ou organizações internacionais, não há distinção entre população civil e militar, não há combates diretos, civis se tornam alvo dos grupos não estatais, não há estatuto de neutralidade (todos participam, direta ou indiretamente) e muito vezes emprega-se o terror. Estas guerras contrastam-se com as guerras propostas por Clausewitz, nas quais osenvolvidos são os Estados e há uma sequência lógica (início, meio e fim bem delimitados), sendo a guerra um instrumento racional de política racional, onde civis estão alheios aos combates armados.

Nesse sentido, o conflito israel-palestino é marcadamente um conflito de terceiro tipo, pois Israel, um ator estatal e possuidor de um exército próprio, está em constante celeuma com atores não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conflito israel palestino
  • O conflito entre Israel, Palestinos e Nações árabes.
  • por que Israel e palestinos estão em constante conflito?
  • Explique a formação do estado de Israel,e as causas dos conflitos entre israelenses e palestinos?
  • Israel X Palestinos
  • Guerra entre Israel e Palestino
  • Conflito israel
  • conflitos De Israel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!