O conceito e a difinição ou termo

Páginas: 6 (1329 palavras) Publicado: 8 de abril de 2013
INTRODUÇÃO
Conceito (do latim conceptus, do verbo concipere, que significa "conter completamente", "formar dentro de si") é aquilo que a mente concebe ou entende: uma ideia ou noção, representação geral e abstracta de uma realidade. Pode ser também definido como uma unidade semântica, um símbolo mental ou uma "unidade de conhecimento". Um conceito corresponde geralmente a uma representação numalinguagem ou simbologia. O termo é usado em muitas áreas, na matemática, na filosofia, nas ciências cognitivas, na física, na informática.
Numa abordagem filosófica estaremos falando do conceito, definição e do termo.














DESENVOLVIMENTO
Podemos definir o conceito como representação universal de alguma coisa ou realidade. Por outro lado, o termo é a expressão nalinguagem do conceito.
Quando dizemos mesa, caneta, cavalo, livro, animal, podemos representar universalmente todas as mesas, todas as canetas, todos os cavalos, todos os livros. Quando traduzimos estes conceitos em linguagem, eles tornam-se termos.
Conceitos são portadores de significado. Um único conceito pode ser expresso em qualquer número de linguagens: o conceito cão pode ser expresso como Hundem alemão, hond em Afrikaans, dog em inglês, perro em castelhano, gos em catalão, hundo em esperanto, txakur na língua basca, chien em francês, can em galego, cane em italiano, canis em latim, inu em japonês etc.
O fato de que conceitos são, de uma certa forma, independentes das linguagens torna a tradução possível; palavras em várias línguas "querem dizer" o mesmo porque expressam um e o mesmoconceito.
Conceito é uma frase (juízo) que diz o que a coisa é ou como funciona. O conceito, enquanto o que é a expressão de um predicado comum a todas as coisas da mesma espécie. Chega-se a esses predicados ou atributos comuns por meio da análise de diversas coisas da mesma espécie.
O homem é um ser racional. A racionalidade é o predicado comum a todos os homens. Numa linguagem maisiluminista, o Conceito é "um juízo sintético apriori" (Cf. KANT, I. Crítica da Razão Pura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001).
Sendo assim, conceito não é a mesma coisa que definição. Outros autores usam a expressão "definição real" como sinónimo de conceito (cf. MENDONÇA, Nadir Domingues. O uso dos conceitos: uma questão de interdisciplinaridade.
A palavra conceito nos remete à sua abordagem euso, uma vez que é a expressão condutora nesta pesquisa. A origem do conceito nos remete ao período clássico da filosofia grega, na qual se entende conceito como aquilo que se subtrai à diversidade da mudança de pontos de vista e opiniões.
Geralmente, conceito é visto como um processo que torna possível a descrição, classificação e previsão de elementos, fatos ou objectos quaisquer.Inicialmente, um conceito é expresso por uma palavra que ganhará um sentido genérico; porém, à medida que se desenvolve mentalmente, essa palavra é substituída por generalizações.
Podemos dizer que sabemos o conceito “rio” quando somos capazes de utilizar esse termo em qualquer actividade que o requeira ou quando com este termo identificamos um determinado rio, e não apenas quando podemos reproduzir comtotal exactidão a definição mais ou menos estereotipada desse termo (Zabala, 1998).
Assim, um conceito não deve ser ensinado por ele mesmo, com aplicação e exemplificação directa, pois nesse caso haverá, por parte dos educandos, a simples repetição do que foi dito sem consistência; além disso,
Definição é um termo com tantos significados, podemos ter que:
Uma definição é uma sequência de palavrasque expressa o significado de uma outra ou de uma expressão. Pode ser tanto o significado que o termo carrega no uso geral (uma definição descritiva) quanto aquele que o falante pretende determinar para o propósito do seu discurso (uma definição estipulativa).
O termo a ser definido é o definiendum (latim: aquilo que deve ser definido). A sequência de palavras que o define é conhecida por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Difinição dos conceitos
  • conceito e história do termo estética
  • Lista de conceitos e termos
  • termos e conceitos da alfabetização
  • Mídia
  • Termo de ajustamento de conduta conceito
  • Serviço social temas termos e conceitos
  • Glossario de Conceitos de Cada Termo Usado em Genetica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!