O Conceito De Sa De Marco Serge E Fl Vio Carvalho Ferraz

434 palavras 2 páginas
O conceito de saúde
The health’s concept
08/04/2015
Jamayra Nunes
Lorrany Alves
Luciana Birro

1.Qual a crítica dos autores ao conceito de saúde da OMS? A OMS (Organização Mundial de Saúde) define saúde como caso pleno, perfeito de bem-estar mental, físico e social e não somente como ausência de doenças. Entretanto, os autores Marco Serge e Flávio Carvalho Ferraz consideram essa definição de conceito de saúde avançada, que não condiz com a real conjuntura pois, essa se mostra ilusória, ultrapassada e unilateral na atualidade. Portanto a critica dos autores se da pela falta de definição da perfeição no âmbito de bem-estar. Já que no aspecto social, por exemplo, a felicidade – bem-estar ou grau de perfeição – de um individuo é especifica, varia de acordo com sua experiência intima, ou seja, depende de uma avaliação externa – meio ambiente – que não pode ser aferida qualitativamente para fins estatísticos de saúde.
2. Qual deve ser a relação entre profissional de saúde – paciente para os autores? (Fale do vinculo afetivo e da autonomia dos envolvidos)
De acordo com os autores do texto a relação entre o profissional de saúde e o paciente tem como palavra chave a confiança, ou seja, o profissional de saúde têm que transmitir confiança e experiência ao seu paciente ,como diz em uma frase do parágrafo do texto "... substituição da figura onipotente do pai imaginário de uma criança pequena ...". O vínculo afetivo e a autonomia de ambos é muito importante para a realização do tratamento, pois se o profissional de saúde e o paciente praticarem um "pleno exercício da autonomia" o resultado do tratamento terá uma maior probabilidade de sucesso , já o vínculo afetivo tem uma grande importância pois o paciente vai estar confiando no profissional, fazendo com que os resultados do tratamento sejam mais satisfatórios.
3. Como você definiria doença e saúde?
Saúde é uma

Relacionados

  • Direito Administrativo Brasileiro
    310172 palavras | 1241 páginas
  • Jos Joaquim Gomes Canotilho Direito Constitucional
    407290 palavras | 1630 páginas