O CONCEITO DE “PRESTAR ATENÇÃO” PARA SKINNER

Páginas: 3 (717 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2013

O CONCEITO DE “PRESTAR ATENÇÃO” PARA SKINNER


STRAPASSON, Bruno Angelo. DITTRICH, Alexandre. O conceito de "prestar atenção" para Skinner. Psicologia: Teoria e Pesquisa. 2008, vol.24, n.4,pp. 519-526.

Resumo do artigo
O fato de que os organismos não respondem a todas as características do ambiente levou muitos psicólogos a pressupor a existência de algum mecanismo de seleção dessesestímulos - tradicionalmente chamado de ‘atenção’. Este trabalho investiga como a noção de “prestar atenção” é tratada na obra de B.F. Skinner. Defende-se aqui que Skinner admite duas possibilidadesde se interpretar o que cotidianamente chamamos de “prestar atenção”: (a) como relações de controle de estímulos, e (b) como uma classe de respostas precorrentes que clarificam, ou tornam maiseficaz, um estímulo discriminativo. Nos dois casos, o “prestar atenção” é entendido como um processo comportamental, tornando referências a processos cognitivos desnecessários.
Análise Crítica
Após aapresentação do autor analisado, os autores vão destrinchando em seu artigo, as duas formas de adequar o termo a teoria Skinneriana em diferentes situações conceituando como comportamento operante, jáque prestar atenção tem conotação ativa.
O “prestar atenção” é um conceito que vem sendo estudado desde a fundação do primeiro laboratório de psicologia experimental até hoje e é comumente entendidocomo um Processo Análise do Comportamento de B. F. Skinner (AC) é conhecida por negar o status causal atribuído às instâncias cognitivas, mas tem, ao mesmo tempo, que lidar com o fato dos organismosnão responderem a todos os elementos presentes no mundo que os cerca.
“Ao classificar como operante o prestar atenção, Skinner submete-o a todas as leis do condicionamento operante, como aquisição emanutenção por esquemas de reforço, extinção etc.".
Primeiro como controle de estímulos, explicam como a relação de aprendizagem prévia e respostas operantes; ou seja, que também incidirão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha crítica de o conceito de “prestar atenção” para skinner.
  • Resenha do artigo "o conceito de atenção para skinner"
  • por que voce deve prestar atençao
  • Introdução aos conceitos básicos de atenção resumo
  • O CONCEITO DE APRENDIZAGEM DE SKINNER E VYGOTSKY: UM DIALÓGO POSSÍVEL
  • Para realizar esta atividade, você deverá prestar atenção ao livro-texto.
  • Skinner
  • skinner

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!