O CONCEITO DE EMPIRISMO E IMPROVISAÇÃO DURANTE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E SUA RELAÇÃO COM A ABORDAGEM CIENTÍFICA DA ADMINISTRAÇÃO.

516 palavras 3 páginas
O CONCEITO DE EMPIRISMO E IMPROVISAÇÃO DURANTE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E SUA RELAÇÃO COM A ABORDAGEM CIENTÍFICA DA ADMINISTRAÇÃO.

Para entendermos o conceito de empirismo e improvisação dominantes nas fábricas à época do surgimento da Administração Científica e da Teoria Clássica da Administração, se faz necessário uma volta ao passado, no início do século VIII, quando tem início na Inglaterra a Revolução Industrial através da mecanização dos sistemas de produção. A evolução dos sistemas artesanais de produção para métodos mais modernos e mecanizados de produção se deve em grande parte pelo crescimento populacional e pelo vislumbre da burguesia empresarial da época, motivada pelo crescimento da demanda, de que poderia obter mais lucro através de uma melhor e maior produtividade. Apesar da evolução provocada pela mecanização de alguns processos produtivos e também pelo grande salto no setor de transportes, com o surgimento do vapor, o cenário dos primórdios da Revolução Industrial para os trabalhadores das fábricas era precário. As fábricas estavam longe de oferecer um ambiente salubre, a carga horária de trabalho era imensa e os salários eram muito baixos. Ainda não havia direitos trabalhistas, o que significava uma condição de trabalho semi escrava, advinda da ideia dominante entre a burguesia de que o aumento da lucratividade dependia de uma exploração massiva dos trabalhadores. Com o crescimento dos processos produtivos cresceram também as insatisfações dos trabalhadores, que começaram a se organizar para exigir direitos e tentar frear o crescimento da exploração do trabalho mal remunerado e do desemprego provocado pela mecanização de alguns processos da produção. Diante do aqui exposto fica fácil imaginar o cenário de crescimento e modernização e ao mesmo tempo de desordem e de lutas por direitos que dominava as fábricas da época e que nos leva aos conceitos de empirismo e de improvisação dominantes. Era um cenário novo e em crescente mutação onde

Relacionados