O conceito de deficiência e a educação inclusiva

Páginas: 4 (811 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
O conceito de deficiência pode ser elaborado baseado em mais de um critério, o estatístico, o anatômico/funcional, ou ainda do ponto de vista sobre um tipo ideal de sujeito. A deficiência pode serentendida como algo que foge dos padrões de tipo de ideal ou algo que não é comum estatisticamente. Quando uma pessoa apresenta algo que é diferente da maioria, pode ser física, sensorial ouintelectual. Nesse aspecto tem-se o modelo médico de compreensão também, que parte do enfoque biológico, definindo deficiência como doença, anormalidade e/ou inferioridade, é uma doença que tem quer sertratada/curada. O importante ressaltar é que esse conceito de deficiência, que define e separa o normal e o patológico, não pode ser julgado pelo enfoque biológico, o que acaba por gerar um pré conceito doqual um sujeito com deficiência é incapacitado de realizar certas funções.
A sociedade perpassou por esses conceitos de deficiência fazendo gerar práticas sociais diferentes, primeiramente os excluiu,depois começou a atendê-los em escolas especiais ou centros de reabilitação e por fim a integração social. A Escola começou a inserir as pessoas com deficiência nas escolas regulares, sem muitasmudanças em sua estrutura física e/ou comportamental.
As pessoas que apresentavam alguma característica desviante dos padrões da maioria eram excluídas, consideradas como pessoas incapacitadas,inferiores e sem condição de viverem socialmente. Dessa forma pessoas com deficiência eram isoladas do convívio social, vivendo em um mundo a parte, sem autonomia.
Por volta de 1960, inspirados emexperiências norte americanas e europeias, começaram a surgir no Brasil as escolas especiais, os centros de habilitação e de reabilitação, as oficinas protegidas de trabalho, os clubes sociais especiais e asassociações desportivas especiais. A Educação Especial surgiu assim como centros assistenciais às pessoas com necessidades especiais, separados da educação comum. A ideia é que aqueles que apresentam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
  • Educação inclusiva: deficiencia intelectual
  • CONCEITO DE DEFICIÊNCIA MENTAL E EDUCAÇÃO
  • MODELOS DE DEFICIÊNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
  • A educação inclusiva e o aluno com deficiência visual
  • A EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO UM DIREITO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA
  • A educação da criança com deficiência: da segregação às propostas inclusivas
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!