O conceito de dança teatro

Páginas: 18 (4387 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
O conceito de DANÇA-TEATRO vem sendo desenvolvido e modificado a partir das inúmeras experiências desenvolvidas em torno do assunto. Rudolf Laban e Pina Baush tornaram-se os representantes das primeiras iniciativas de categorizar uma expressão cênica que não conseguia se restringir nem a categoria da dança exclusivamente, nem a do teatro.
Apesar de muitos ainda tentarem transformar o conceito deDANÇA-TEATRO ou TEATRO-DANÇA num código de movimentos ou de expressão fixo, e passarem a reproduzir mimeticamente os resultados da pesquisa de Pina Baush, por exemplo, a DANÇA-TEATRO pode ser encontrada através dos mais diversos códigos de expressão cênica.
Não é possível determinar tão precisamente os limites dessa “categoria” uma vez que sua essência designa justamente o trânsito “livre” entreos limites do teatro e da dança, como eram vistos. Ou seja, a manifestação cênica que se coloca naquela região de intersecção entre o teatro e a dança acaba por propor uma abordagem de DANÇA-TEATRO ou TEATRO-DANÇA.
Talvez a inserção de textos poético/dramáticos na boca de bailarinos, talvez a composição coreográfica aplicada às ações de atores, ou um teatro sem palavras ou uma dança compersonagens, enfim, muitas são as possibilidades que permitem a exploração dos limites entre as artes cênicas. Se a exploração parte do campo da área teatral em direção a dança parece encontrar a categoria de TEATRO-DANÇA, se acontece o contrário, é a dança que busca se apoderar dos elementos teatrais, ganha o conceito de DANÇA-TEATRO. Limites sempre tênues e relativos.
"Dança-teatro tem se desenvolvidocomo uma arqueologia dos modos de vida. Mímica (gestos), movimento e espaço são elementos de uma estética de fronteiras que se entrecruzam, buscando desenvolver uma nova forma de percepção em oposição aos mundos de imagens pré-concebidas , tampadas (alteradas) por nossas maneiras de ver".
(Inge Baxmann, 1990)

O livro Pina Bausch e o Wuppertal Dança-Teatro: Repetição e Transformação, publicadoem 2000 pela editora HUCITEC, possui 199 páginas e 18 fotos, e foi lançado em 2001 pela Peter Lang Publishers em New York. O livro, resultado de extensa pesquisa de doutorado (New York University, 1995), propõe uma abordagem interdisciplinar para o estudo da dança-teatro, tendência cênica de destacada relevância contemporânea.
A autora utiliza-se da Análise de Movimento Laban e dos escritos deJacques Lacan e Michel Foucault, entre outros, para investigar o uso da repetição no processo criativo e nas obras de Pina Bausch (n.1940), considerada a coreógrafa mais importante deste século (Jochen Schmidt, 1998).
A repetição, tema de notável importância nos mais variados campos, desde a filosofia, história, psicologia, música, comunicação, cinema, artes plásticas e cênicas, é meticulosamenteinvestigada em suas diversas modalidades nas obras que têm influenciado profissionais em todo o mundo.As obras de Bausch não apenas utilizam-se da repetição como um método ou artifício coreográfico, mas a incorporam como um tema a ser criticamente retalhado e decomposto, até gerar o inesperado e supostamente oposto: a diferença, a transformação.
A dança-teatro de Bausch não rejeita nem serve àforça disciplinária da repetição, mas consistentemente a usa para subverter seu próprio processo de dominação corporal, a níveis estético, cognitivo e social, para dançarinos e público. Através da repetição, o Wuppertal Dança-Teatro transforma estáveis polaridades como dominado-dominador, dançarinos-platéia, movimento-palavras, corpo-mente, mulher-homem, espontaneidade-artificialidade,cotidiano-teatro, indivíduo-sociedade, significado-forma em dinâmicos e desafiadores questionamentos, desconstruindo papéis estéticos, psíquicos e sociais. Simultaneamente natural e linguístico, experencial e automático, pessoal e social, o corpo "reconta" e "redança" sua própria história de fragmentação, ausência e dominação, constantemente repetindo e transformando - "redefinindo" - dança.
A dança-teatro e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dança e Teatro
  • Dança e Teatro
  • dança e teatro
  • conceito da dança
  • Conceito de dança
  • dança teatro X dança moderna
  • MUSICA DANÇA E TEATRO
  • Oficina de musica, dança e teatro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!