O CONCEITO DA SOCIOLOGIA, TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA E O DESENVOLVIMENTO DO FORDISMO

Páginas: 6 (1299 palavras) Publicado: 20 de janeiro de 2014
Conceito da sociologia

A sociologia é uma ciência que se dedica ao estudo dos grupos sócias (conjunto de indivíduos que convivem agrupados em diversos tipos de associações). Esta ciência analisa as formas de organização, as relações que os sujeitos mantem entre si e com sistema, e o grau de coesão existente na estrutura social.
Pode-se dizer que a sociologia existe há muito tempo, já antesque se viesse a desenvolver enquanto ciência ou que cujo objeto de estudo se delimitasse. No século V A.C., Heródoto dedicou-se à realização de completas descrições dos povos e dos seus respectivos costumes. Ibn Jaldún (1332-1406), por sua vez, foi quem deu origem ao termo llm el lytima (aciencia da sociedade ou do social).
Auguste Conte foi quem se encarregou de dar forma ou conceito desociologia, em 1838, por ocasião da apresentação do seu Curso de Filosofia Positiva. A meados do século XIX. O século XX já ia bem avançado quando se começou a diferenciar diferentes escolas e correntes dominantes.

O trabalho na sociedade capitalista

A experiência do trabalho como o esforço para prover a sobrevivência e enfrentar os desafios cotidianos tem acompanhado a humanidade desde o seuaparecimento. No século XIX o trabalho estava submetido na dialética entre o senhor e o escravo.
Já no século XX, a análise marxista trouxe para o centro da discussão o trabalho alienado, o trabalho concreto, e abstrato, o trabalho morto embutido no maquinário e o trabalho vivo criador de valor.
No clássico Hannah Arendt a condição humana, a autora labor como atividade que corresponde ao processobiológico do corpo humano pela sobrevivência, como fim da manutenção e reprodução da vida. Já o trabalho propriamente dito, significa fabricação, criação do produto por técnica ou arte.
Assim sendo, os homens define-se pelo que fazem, e na visão marxista a natureza dos indivíduos depende das condições matérias que determina sua atividade produtiva. Portanto, no processo de trabalho participam o homeme a natureza e este regula as relações matérias entre si e a natureza.
O trabalho concebido com a atividade vital foi capaz de criar e fortalecer a própria sociabilidade humana. Entretanto, ao mesmo tempo em que expressa o momento da potencia e criação, o mesmo também se originou do instrumento da punição de tortura o ‘’tripliquem’’.
Nos dias de hoje, é necessário distinguir o sofrimento que otrabalho impõe a aqueles que têm um emprego, do sofrimento daqueles que demitidos se encontram privados de qualquer possibilidade de atuar no mercado formal de trabalho.
No domínio individual, o trabalho é um elemento central para formação de identidade e da saúde mental para o homem comum. No domínio politico, o trabalho desempenha um papel estratégico na sociedade atual e, no domínio doconhecimento, do trabalho possibilita a produção de novas tecnologias.
A nova fase de concorrência intercapitalista mundial valoriza a busca da qualidade total, a terceirização e escala e o uso crescente de trabalhadores freelances como forma de busca competividade dos produtos lançados na rede de consumo em escala planetária.
Neste quadro, os métodos de organização do trabalho substituem, no lugar daconfiança, da lealdade e da solidariedade, instala-se no mundo do trabalho a regra de ‘’cada um por si’’, gerando deslealdade, destruição do convívio e solidão individual em meio à multidão.
Em plena crise recente constatamos uma corrosão do trabalho e uma erosão de emprego regulamentando, agora sendo substituído por diversas formas alternativas de subtrabalho como é o caso do empreendedorismo, dotrabalho voluntario e do cooperativismo.
Vivemos tempos de precarização e avanços de informalidade e lembrando o gênio Charles Chaplin no filme Tempos Modernos, constatamos, em pleno século XXI, jornadas excessivas de trabalho que levam o ser humanos a quase a exaustão.

Desenvolvimento do fordismo

Fordismo, termo criado por Antônio Gramsci, em 1922 refere-se aos sistemas de produção em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SOCIEDADE, TRABALHO/CAPITALISMO E FORDISMO
  • O TRABALHO NAS SOCIEDADES CAPITALISTAS
  • Trabalho, alienação e sociedade capitalista
  • O Trabalho nas sociedade moderna capitalista
  • O trabalho na sociedade moderna capitalista
  • O trabalho na sociedade capitalista
  • A estrutura do trabalho na sociedade capitalista
  • O Trabalho na Sociedade Moderna Capitalista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!