O CONCEITO DA SOCIOLOGIA, TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA E O DESENVOLVIMENTO DO FORDISMO

1299 palavras 6 páginas
Conceito da sociologia

A sociologia é uma ciência que se dedica ao estudo dos grupos sócias (conjunto de indivíduos que convivem agrupados em diversos tipos de associações). Esta ciência analisa as formas de organização, as relações que os sujeitos mantem entre si e com sistema, e o grau de coesão existente na estrutura social.
Pode-se dizer que a sociologia existe há muito tempo, já antes que se viesse a desenvolver enquanto ciência ou que cujo objeto de estudo se delimitasse. No século V A.C., Heródoto dedicou-se à realização de completas descrições dos povos e dos seus respectivos costumes. Ibn Jaldún (1332-1406), por sua vez, foi quem deu origem ao termo llm el lytima (aciencia da sociedade ou do social).
Auguste Conte foi quem se encarregou de dar forma ou conceito de sociologia, em 1838, por ocasião da apresentação do seu Curso de Filosofia Positiva. A meados do século XIX. O século XX já ia bem avançado quando se começou a diferenciar diferentes escolas e correntes dominantes.

O trabalho na sociedade capitalista

A experiência do trabalho como o esforço para prover a sobrevivência e enfrentar os desafios cotidianos tem acompanhado a humanidade desde o seu aparecimento. No século XIX o trabalho estava submetido na dialética entre o senhor e o escravo.
Já no século XX, a análise marxista trouxe para o centro da discussão o trabalho alienado, o trabalho concreto, e abstrato, o trabalho morto embutido no maquinário e o trabalho vivo criador de valor.
No clássico Hannah Arendt a condição humana, a autora labor como atividade que corresponde ao processo biológico do corpo humano pela sobrevivência, como fim da manutenção e reprodução da vida. Já o trabalho propriamente dito, significa fabricação, criação do produto por técnica ou arte.
Assim sendo, os homens define-se pelo que fazem, e na visão marxista a natureza dos indivíduos depende das condições matérias que determina sua atividade produtiva. Portanto, no processo de trabalho participam o homem

Relacionados