O COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DESAFIO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Páginas: 61 (15061 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013
1 INTRODUÇÃO


Em um contexto geral, a escola é um lugar de aprendizagem. E, neste contexto, tem-se elenco de personagens que atuam em função dela: o aluno, o professor e uma gama de conhecimentos a serem adquiridos pelo primeiro grupo dependendo de sua idade e maturidade, visando sua evolução gradativa. A função do segundo grupo é de mediar esta construção da rede de conhecimentos doprimeiro.
O cenário é a escola junto com os instrumentos que a equipe disciplinar utiliza para percorrer e incentivar esse aprendizado.
A Educação Infantil é o primeiro assunto levantado nesta pesquisa. A partir dela iniciou-se a busca pela integração das tecnologias com o processo de ensino-aprendizagem.
O estudo foi um desafio, pois percebeu-se que o material de pesquisa em relação a Educaçãoinfantil e computador, ainda é um campo com poucos recursos, entretanto a união desses elementos é tão somente necessário, já no início da infância quanto nos demais anos escolares.
Em virtude dessa defasagem de informações, inseriu-se temas que ajudaram a compreender um pouco mais a história da Educação Infantil e a combinação de alguns assuntos que enriqueceram ainda mais a proposta.
O Trabalhoserá apresentado da seguinte forma: 1º Fundamentação Teórica onde destaca-se com Oliveira (Zilma, 2002) que fala do contexto da Educação Infantil, como se iniciou essa modalidade nas escolas brasileiras. Continuando com a LDB (Lei de diretrizes e bases da educação), para fundamentar a pesquisa, e explorar os regulamentos para instituição da educação nas escolas, bem como a sua proposta e objetivo. ComMoreira (2000), Santos (2000) e Silva Jr. (1999) destacou-se os conceitos de prática educativa na Educação Infantil, perpassando sobre o conceito atual de tecnologia. Abordam também a questão curricular.
Outro aspecto importante abordado no presente trabalho, ilustrado por Oliveira (Zilma, 2002), é o processo do ensino-aprendizagem na educação infantil onde ressalta-se a importância do brincarpara as crianças dessa faixa etária. E neste contexto, o computador é importante aliado, pois serve como instrumento de ligação entre o jogo e conhecimento.
Por fim, sinaliza-se com Demo, que traz a reflexão de que o computador está presente no mundo atual e no dia-a-dia das crianças. Castro (2001) traz a idéia de que o computador deve ser utilizado como instrumento de aprendizagem e que osprofessores deverão ser os facilitadores desta relação aluno X máquina. Ampliou-se a ideia com os argumentos para o uso de computador nas escolas, com Tajra (2001) e Oliveira (1997) ressaltando essa justificativa e trazendo o conceito de interatividade para o convívio escolar.
No presente trabalho de pesquisa encontra-se uma reflexão importante acerca das atividades escolares na educação infantil, eserve como uma atualização profissional pautada na realidade dos alunos.
Os professores e educadores precisam estar atentos a sempre buscarem constante atualização. Nesta perspectiva, esta pesquisa vem trazer sua contribuição através de uma visão mais ampla e necessidade de compromisso com a educação pautada na busca pelas novas tecnologias como forma de ensino e aprendizagem dos alunospequenos.
Contudo a pesquisa fica assim configurada: Introdução contendo a temática “O computador na Educação Infantil um desafio no processo ensino-aprendizagem” problema, objetivo, metodologia.
A Fundamentação Teórica já descriminada e por fim Considerações Finais.




2. CONTEXTO EDUCACIONAL DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Para iniciar um estudo mais elaborado a respeito da educação infantil, éimportante ressaltar alguns pontos da história dessa modalidade de ensino nas escolas. Conhecer o seu início e história é importante como apoio fundamental para dar base à estruturação de um conhecimento a respeito da educação infantil.
Neste contexto, o modo como as crianças são vistas pela sociedade e como foi sua inserção na escola é de igual importância.


O delineamento da historia da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Processo de Avaliação da Aprendizagem na Educação Infantil
  • A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
  • Os desafios do processo ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos
  • Motivação no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil.
  • A presença do lúdico no processo de ensino aprendizagem na educação infantil
  • As atividades lúdicas e o processo de aprendizagem no contexto da educação infantil
  • Educação infantil: o ludico no processo de ensino-aprendizagem
  • a influencia da afetividade no processo de aprendizagem da educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!