O COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM DESAFIO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

15061 palavras 61 páginas
1 INTRODUÇÃO

Em um contexto geral, a escola é um lugar de aprendizagem. E, neste contexto, tem-se elenco de personagens que atuam em função dela: o aluno, o professor e uma gama de conhecimentos a serem adquiridos pelo primeiro grupo dependendo de sua idade e maturidade, visando sua evolução gradativa. A função do segundo grupo é de mediar esta construção da rede de conhecimentos do primeiro.
O cenário é a escola junto com os instrumentos que a equipe disciplinar utiliza para percorrer e incentivar esse aprendizado.
A Educação Infantil é o primeiro assunto levantado nesta pesquisa. A partir dela iniciou-se a busca pela integração das tecnologias com o processo de ensino-aprendizagem.
O estudo foi um desafio, pois percebeu-se que o material de pesquisa em relação a Educação infantil e computador, ainda é um campo com poucos recursos, entretanto a união desses elementos é tão somente necessário, já no início da infância quanto nos demais anos escolares.
Em virtude dessa defasagem de informações, inseriu-se temas que ajudaram a compreender um pouco mais a história da Educação Infantil e a combinação de alguns assuntos que enriqueceram ainda mais a proposta.
O Trabalho será apresentado da seguinte forma: 1º Fundamentação Teórica onde destaca-se com Oliveira (Zilma, 2002) que fala do contexto da Educação Infantil, como se iniciou essa modalidade nas escolas brasileiras. Continuando com a LDB (Lei de diretrizes e bases da educação), para fundamentar a pesquisa, e explorar os regulamentos para instituição da educação nas escolas, bem como a sua proposta e objetivo. Com Moreira (2000), Santos (2000) e Silva Jr. (1999) destacou-se os conceitos de prática educativa na Educação Infantil, perpassando sobre o conceito atual de tecnologia. Abordam também a questão curricular.
Outro aspecto importante abordado no presente trabalho, ilustrado por Oliveira (Zilma, 2002), é o processo do ensino-aprendizagem na educação infantil onde ressalta-se a importância do brincar

Relacionados

  • Inclusão Digital
    5348 palavras | 22 páginas
  • educação inclusiva
    163987 palavras | 656 páginas
  • tese eromi tae
    56221 palavras | 225 páginas
  • Herind
    78861 palavras | 316 páginas