O comportamento ideológico da mídia, em relação à questão social

Páginas: 7 (1653 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2011
ATIVIDADE AVALIATIVA
DESAFIO DE APRENDIZAGEM

Curso: Serviço Social
Período Letivo: 2011/1
Semestre: Primeiro
Disciplina: Tecnologias da Informação e Comunicação

O COMPORTAMENTO IDEOLÓGICO DA MÍDIA, EM RELAÇÃO À QUESTÃO SOCIAL

A sociedade atual, em vista dos desenfreados avanços na capacidade de transportar dados, voz, texto e imagens, advindos da inovação tecnológica e daprogressiva integração das plataformas de telecomunicações, vive uma verdadeira revolução da informação. Em termos de importância e impacto que causará, a revolução da informação coloca-se par a par com as invenções da escrita e da imprensa. São exemplos dessa revolução da informação o provimento de conteúdo eletrônico por meio de telefones celulares, do acesso a noticiários eletrônicos por meio daInternet, e de diversos serviços de telecomunicações, como TVs por assinatura, Serviço de Comunicação Multimídia – SCM, etc. A pergunta pertinente é: o que fazer para que o potencial da comunicação social eletrônica seja convertido em ferramenta difusora de conhecimento e equidade cultural, com acesso amplo de toda a população? A resposta pode ser encontrada na liberdade do trânsito de conteúdo eletrônicopelas redes de telecomunicações. Só aí o direito subjetivo à educação por meio do acesso à informação pode ser de fato concretizado.

A profunda alteração na estrutura de demanda de conteúdo e o aumento da pressão competitiva nos mercados tradicionais de mídia e telecomunicações fazem com que a convergência seja uma questão chave nas estratégias das empresas destes setores. Na presença de umarcabouço legal e regulatório adequado e políticas públicas que alavanquem as oportunidades de convergência, diversos benefícios podem ser gerados para a sociedade, como a promoção à inclusão digital, à cultura nacional, ao desenvolvimento econômico e à livre manifestação de opinião.

No atual cenário, diante de cada vez mais iminente e irreversível convergência tecnológica, os radiodifusoresvêem crescer a possibilidade de concorrência direta com empresas estrangeiras, com maior fluxo de caixa e atuante em outros setores, como das telecomunicações, o que lhes daria a essas empresas uma razoável vantagem competitiva no mercado de comunicação social eletrônica. Nesse sentido, o argumento protecionista dos radiodifusores tem sido impedir ou dificultar a entrada desses concorrentes nestenovo mercado.

Em suma, no limite da análise, este é um cenário, tanto de um lado como de outro, de um conjunto restrito de atores, capaz de impor, muitas vezes, sua vontade empresarial sobre os interesses coletivos e sobre o próprio mercado, sem grandes contestações, exceto por aquelas oriundas de movimentos e organizações sociais – sindicais, acadêmicas, profissionais. Movimentos e organizaçõescuja capacidade de influência é reduzida, não só porque em geral carecem de recursos econômicos suficientes para agir, mas principalmente porque eles e suas teses estão sumariamente ausentes das páginas dos jornais e revistas, dos programas de rádio e televisão, e dos portais de informação que dominam o ambiente da informação e do conhecimento de massa no país. Curioso é que muitas vezes agentesimportantes desses movimentos e organizações lançam seus olhos de resistência para os potenciais contendores empresariais da Rede Globo e de seus associados, afiliados e parceiros, na expectativa de que possa vir deles uma reação a essa excessiva concentração de poder político e de mercado em um mesmo grupo empresarial de comunicação social.

Para o presente trabalho, nossa equipe se deteve aanalisar o comportamento político-ideológico desempenhado pela Rede Globo (http://redeglobo.globo.com/), enfocando algumas indicações sobre seu posicionamento discursivo tencionado.

O inicio das atividades da Rede Globo em 1965, marca a transformação da televisão brasileira se constituindo como um grande marco da indústria cultural. Já em meados de 1970, entre os programas mais vistos pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O comportamento ideológico da mídia, em relação à questão social.
  • midia e a questão social
  • Midia questao social e servico social
  • Mídia, questão social e serviço social
  • Comportamento do Consumidor nas Midias Sociais
  • Relaçao serviço social e questão social
  • a influencia da midia no comportamento social
  • Serviço social na contemporâneidade e sua relação com a questão social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!