O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR JOVEM_Anna Célia Affonso dos Santos Ferreira

5040 palavras 21 páginas
VI SEMEAD Marketing

O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR JOVEM

AUTOR: Anna Célia Affonso dos Santos Ferreira

Título Acadêmico:
Mestranda em Administração de Empresas, com especialização em Marketing, pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), tendo ingressado no curso de pós-graduação em janeiro de 2001.
Bacharel em Ciência da Computação pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP)

e-mail: anna.célia@uol.com.br

O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR JOVEM

RESUMO

O mercado jovem representa um segmento de mercado com grande potencial de consumo, cujas características comportamentais estão em constante evolução. O artigo consolida os resultados de diversas pesquisas, listando as principais características da Geração “Z” - de Zapear – que engloba os nascimentos em meados da década de 80. As pesquisas permitem levantar diversos fatores – culturais, pessoais, sociais e psicológicos - que influenciam a decisão de compra e consumo do adolescente.
Os aspectos de personalidade e atitudes dos jovens atuais são listados, descrevendo os fatores de unificação e diferenciação da cultura jovem globalmente. Baseando-se em fatores psicográficos, os jovens são segmentados, e é apresentada a participação de cada segmento no Brasil. Com base nestas informações, são discutidos os hábitos de consumo do jovem atual, e enumeradas algumas práticas recomendadas para garantir o sucesso de campanhas de marketing voltadas para esta geração.

INTRODUÇÃO

O propósito do marketing é satisfazer as necessidades e os desejos dos clientes-alvo. Para tanto, uma das áreas de interesse do marketing é o estudo do comportamento do consumidor, procurando identificar como pessoas, grupos e organizações selecionam, compram, usam e descartam artigos, serviços, idéias ou experiências para satisfazer suas necessidades e seus desejos. Estudar o cliente fornece pistas

Relacionados