O COMPORTAMENTO DE ALGUNS GASES NO ENSINO DA QUÍMICA EM AULA PRÁTICA

2097 palavras 9 páginas
O COMPORTAMENTO DE ALGUNS GASES NO ENSINO DA QUÍMICA EM AULA PRÁTICA

Jane H. Kornowski1 * (IC), Cenira Bremm2 (FM), Rosangela I. M. Uhmann3 (PQ), Fabiane de Andrade Leite4 (PQ)
¹Cerro Largo, janehkornowski@yahoo.com.br*
2Cerro Largo, cenirabremm@hotmail.com
3UFFS, rosangela.uhmann@uffs.edu.br
4UFFS, fabiane-leite@hotmail.com

Palavras-Chave: Ensino de Química, Experimentação, Iniciação à Docência.

Área Temática: Experimentação no Ensino de Química
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo descrever e refletir uma aula prática com o tema: “alguns gases no ensino de química”, realizada em três turmas do 2º ano do ensino médio politécnico em uma escola pública do município de Cerro Largo. A experimentação é uma das ações desenvolvidas através da inserção do PIBIDQuímica nas escolas do município, proporcionando aos bolsistas, futuros docentes, juntamente com a professora supervisora planejar aulas práticas, interagir com os alunos, problematizar questões de ensino e aprendizagem e, acima de tudo, proporcionar uma efetiva iniciação à docência. Aos professores das escolas possibilita, através do compartilhamento de ideias, um (re)pepensar de suas práticas docentes no sentido de romper com a aula tradicional buscando assim novas formas de planejamento, ação e avaliação no ensino e aprendizagem de ciências e química.

Introdução
Pensando nos desafios do ensino da Química no Ensino Médio, este trabalho tem por objetivo descrever uma aula relacionando pesquisa e experimentação aos alunos como uma forma de possibilitar a construção do seu conhecimento. A atividade foi aplicada em três turmas do 2º ano do ensino médio politécnico em uma escola de educação básica no município de Cerro Largo.
A ideia de uma aula prática se deu através da inserção do PIBIDQuímica (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) nas escolas do município, promovendo para nós, bolsistas, uma nova dimensão do exercício da docência, bem como para a sala de aula,

Relacionados