O comércio internacional e os principais blocos regionais

Páginas: 6 (1465 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
O multilateralismo surgiu com a criação do GATT, cujo princípio mais importante é o da Nação Mais Favorecida (NMF), que proíbe a discriminação entre países signatários, mais conhecido como Princípio de Não Discriminação entre as Nações. Desde a criação do GATT foram realizadas sete rodadas visando a estimular o comércio entre os países membros. Uma das mais importante foi a Rodada do Uruguai.As negociações da Rodada do Uruguai duraram até abril de 1994, quando foi assinado no Marrocos a Declaração de Marrakech, documento que a concluiu e criou a Organização Mundial de Comércio (OMC), em substituição ao GATT (que era apenas um acordo), com o mesmo status do Bird e do FMI e mais força para fiscalizar o comércio mundial e o multilateralismo. Criada em 1995, possuía 153 paísesconsignatários em 2008 e em 2001 a China entrou dando mais força a organização. Quando um pais se sente prejudicado no comércio internacional recorre a OMC.

Desde a criação do GATT foram realizadas sete rodadas de negociações para estimular o comércio entre seus países-membros. As cinco primeiras estiveram voltadas exclusivamente para a redução de barreiras tarifárias. As duas seguintes ampliam o escopo deestímulo ao comércio com a inclusão de medidas não tarifárias e antidumping.

Prevista para durar quatro anos, a Rodada Uruguai extrapolou esse prazo, devido aos empecilhos impostos pelos países desenvolvidos, sobretudo da União Européia, que não queriam abrir mão dos subsídios concedidos a seus agricultores. Essa ajuda econômica atingiu cifras superiores a 300 bilhões de dólares por ano, o quetem prejudicado as economias dos países pobres. Com os subsídios, os produtos agrícolas das nações ricas ficam baratos, o que torna a concorrência predatória, porque limita as exportações dos países em desenvolvimento. Estimativas do Banco Mundial indicam que se esses subsídios fossem extintos poderia haver um aumento de mais de 200 bilhões de dólares na renda dos agricultores dos países emdesenvolvimento.

As negociações da Rodada Uruguai foram conduzidas até abril de 1994, quando foi assinada no Marrocos a Declaração de Marrakech, documento que a concluiu e criou a Organização Mundial de Comércio (OMC) em substituição ao GATT, que era apenas um acordo. Com isso a OMC passou a ter o mesmo status do BIRD e do FMI e mais força para fiscalizar o comércio mundial e fortalecer omultilateralismo. A organização começou a funcionar em 1° de janeiro de 1995. Desde essa data vem supervisionando os acordos comerciais e mediando disputas entre os países signatários, que, em julho de 2008, eram 153 e controlavam quase 100% do comércio mundial (a entrada de China em 2001, terceiro PIB e segundo maior exportador mundial em 2008, garantiu maior legitimidade e força à organização).Desigualdade nas taxas de crescimento da renda per capita entre países tem sido um tema permanente na literatura econômica, em particular nas áreas relacionadas ao Desenvolvimento e Crescimento Econômico. Recentemente, estudos empíricos têm constatado a existência de um processo de redução nessas desigualdades principalmente entre os países desenvolvidos. A análise desse processo, seus fundamentosteóricos e empíricos, ou seja, a Hipótese da Convergência tem-se constituído em importante área de pesquisa. Em termos analíticos esta análise pode ser classificada em duas grandes abordagens. A primeira, denominada de Análise Apreciativa, e a segunda de Teorização Formal.





União Européia



União Europeia (UE) é uma união económica e política de27 Estados-membros independentes que estão localizados principalmente na Europa. A UE tem as suas origens na Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) e na Comunidade Económica Europeia (CEE), formadas por seis países em 1958. Nos anos de intervenção a UE cresceu em dimensão com a adesão de novos Estados-membros e em poder, por meio da adição de domínios políticos nas suas competências. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Comércio internacional e os principais blocos regionais
  • comercio internacional e os principais blocos regionais
  • comércio internacional e os principais blocos regionais
  • O Comercio Mundial e os Blocos Regionais
  • Principais blocos regionais do mundo
  • Comercio internacional e blocos economicos
  • Formação da economia Global, Blocos regionais e Fluxos de comércio
  • A INTEGRAÇÃO ECONÔMICA INTERNACIONAL ATRAVÉS DA FORMAÇÃO DOS BLOCOS REGIONAIS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!