O coliseu de Roma

Páginas: 5 (1054 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
O Coliseu de Roma
1. História

Anfiteatro Flaviano, mais conhecido como Coliseu de Roma, recebeu esse nome inspirado no Colosso de Nero, uma estátua de bronze de 35 metros de altura, que ficava ao lado do anfiteatro, além de ter sido construído sobre o lago da casa do imperador.
Utilizado por quinhentos anos para abrigar três grandes espetáculos (as lutas entre os gladiadores, a caça deanimais ferozes e representações de batalhas navais) e disseminar a política do pão e circo, o Coliseu teve sua construção iniciada no ano de 72 d.C, por ordem do imperador Flávio Vespasiano e levou nove anos para ser construído e contou com a participação de sessenta mil escravos judeus. Ao ficar pronto, Roma já era governada por Tito, filho de Vespasiano, e para homenagear seu pai deu a edificaçãoo nome de Anfiteatro Flaviano ou Anfiteatro de Flávio.
No início da Era Medieval o Coliseu passou a ser inutilizado e reativado tempos depois para fins habitacionais, religiosos e políticos. Levou 9 anos para ser construído com o trabalho de mais de 60.000 escravos judeus.
Embora esteja agora em ruínas, contando com três mil fissuras catalogadas, devido a terremotos e pilhagens, o Coliseusempre foi visto como símbolo do Império Romano, sendo um dos melhores exemplos da sua arquitetura. Sendo eleito uma das sete maravilhas do mundo moderno e conta com a visita, anualmente, mais de 3 milhões de visitantes, que circulam dentro dele para sentir um pouco o clima do mais grandioso anfiteatro da Antiguidade. Atualmente é um patrimônio e maior atração turística de Roma aberto à visitação.2. Características
O Coliseu possuía um "anel" artificial de rocha à sua volta, para garantir sustentação e, ao mesmo tempo, esta substrutura serve como ornamento ao edifício e como condicionador da entrada dos espectadores. É construído em mármore, pedra travertina (cor clara), ladrilho e tufo (pedra calcária com grandes poros). A sua planta elíptica mede dois eixos que se estendemaproximadamente de 190 metros por 155 metros.

2.1 Fachada
A fachada do anfiteatro impressionava pela riqueza de acabamento. Diferentes estilos de colunas ornavam os vários níveis de piso: as dóricas ficavam no térreo, as jônicas no primeiro andar e as coríntias no segundo. Cada um desses pisos tinha 80 arcos, com cerca de 7 metros de altura cada. A fachada ainda era decorada com centenas de estátuas debronze.
Esta subdivisão deve-se ao fato de ser uma construção essencialmente vertical, criando assim uma diversificação do espaço.
A arena (87,5 m por 55 m) possuía um piso de madeira, normalmente coberto de areia para absorver o sangue dos combates sob o qual existia um nível subterrâneo com celas e jaulas que tinham acessos diretos para a arena.
Possui 187,5m de comprimento, 155,5m de largurae suas fundações, 12m de profundidade. Um total de 540m de perímetro.
Rampas no interior do edifício facilitavam o acesso às várias zonas de onde podiam visualizar o espetáculo, sendo protegidos por uma barreira e por uma série de arqueiros posicionados numa passagem de madeira, para o caso de algum acidente.

A fachada do coliseu voltará a ser como era antigamente, totalmente restaurada.2.2. Arquibancada
Os assentos eram de mármore e a arquibancada dividia-se em três partes, correspondentes às diferentes classes sociais: o pódio, para as classes altas; a mediana, setor destinado à classe média; e os pórticos, para a plebe e as mulheres. A tribuna imperial ficava no pódio e era ladeada pelos assentos reservados aos senadores e magistrados.
Para evitar problemas nas saídas dosespetáculos, os arquitetos projetaram oitenta escadarias de saída. Em menos de três minutos, o Coliseu podia ser totalmente evacuado.
As apresentações de luta no Coliseu eram gratuitas. As dezenas de milhares de espectadores se dividiam nas arquibancadas em cinco diferentes setores conforme sua posição social. Enquanto os senadores de Roma sentavam bem próximos da arena de combate, as pessoas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • coliseu de Roma
  • Coliseu de roma
  • Coliseu de roma
  • coliseu de roma
  • Coliseu de Roma
  • Coliseu de Roma
  • APRESENTA O Coliseu De Roma
  • Do coliseu ao octógono: Os gladiadores na Roma Antiga e os combates no UFC

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!