O Classico E O Moderno Na Constru O Da Ci Ncia Contempor Nea Imprimir

472 palavras 2 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

COLÓQUIOS EM GEOGRAFIA
PROF.: ANDRÉ VELOSO
AUTORA: PRISCILA DE OLIVEIRA SANTOS

O CLÁSSICO E O MODERNO NA CONSTRUÇÃO DA CIÊNCIA CONTEMPORÂNEA

Considerações acerca da construção da ciência contemporânea remete-nos a busca de embasamentos filosóficos para compreensão satisfatória. Da trajetória do considerado clássico, perpassando as criações modernas, Boaventura, no obra Um discurso sobre as ciências, faz reflexões acerca das mudanças que estão ocorrendo nas ciências a partir da crise do paradigma dominante – que podemos entender como os clássicos e a emergência de um novo paradigma, que seria a construção do moderno.
A transição citada por Boaventura de Sousa Santos diz respeito ao fim do ciclo de hegemonia de certa ordem científica. Para explicar essa transição entre tempos científicos, a ciência moderna emprega como instrumento de análise a matemática, a fim de encontrar o conhecimento mais profundo e rigoroso da natureza.
Enquanto o clássico, não obstante está submetido ás restrições temporais, se destaca por sua capacidade de transcender á época que foi criado, provocando constantes mudanças.
Desse modo, é possível pensar que para articulação da ciência moderna não se exclui a ciência clássica.
O corrente embasamento da ciência contemporânea é a embate dos princípios tidos como fundamentais, verdadeiras pedras angulares onde se assentava a ciência moderna, considerando que este está paulatinamente cedendo espaço à atitude crítica
O positivismo, caracterizado pela ideia de uma ciência linear e cumulativa, gerou valores que outorgaram à Ciência Moderna a portabilidade de verdades e a legitimação de conceitos. Todavia, a passagem entre os séculos XX e XXI trouxe dentre seus sintomas o confronto entre tais valores e as ideias pautadas nas incertezas e imprevisibilidades.
Para o epistemólogo francês Gaston Bachelard o saber contemporâneo é descontínuo, faz-se através de

Relacionados

  • proudhon filosofia da miseria
    207590 palavras | 831 páginas