O clamor de grebel - uma mensagem para nossos dias

4137 palavras 17 páginas
Ministrada na Igreja Batista Gênesis em 01/06/08

O Clamor de Grebel
Uma mensagem para nossos dias

Introdução
Vivemos em um tempo muito difícil para os cristãos. Somos bombardeados de todos os lados. Sensualidade, corrupção, falsidade tentam nos seduzir todo tempo. Para completar, alguns começam a ser influenciados por tudo isso e começam a dizer que o cristão se envolver “só um pouquinho” com essas coisas, não tem problema algum.
Temos a impressão de que a igreja nunca esteve numa crise dessas. Nestes últimos dias, eu li muito sobre a História da Igreja. No meio dessas leituras, encontrei uma época onde a igreja passava por problemas semelhantes aos atuais.
Era o século XVI. No meio daquela geração, Deus levantou homens fiéis para clamar contra tudo o que ocorria na Igreja. Poderíamos citar Martinho Lutero, Ulrico Zwínglio, João Calvino, como sendo os nomes mais famosos deste século. Mas não eram os únicos. Muitos outros houve, uns com mais e outros com menos relevância histórica. Lendo acerca deste período, meus olhos foram atraídos ao clamor do jovem pregador suíço Conrado Grebel, anabatista, que morreu novo, com a mesma idade que eu tenho hoje. Apesar disso, ele marcou uma geração com a sua pregação direta, ungida e ousada.
Nesta noite iremos meditar sobre uma frase proferida por Grebel em uma das suas ministrações. Vocês vão ter a impressão de que essa frase foi dita em nossos dias, sobre a igreja de hoje. Assim, o nosso tema hoje é “O Clamor de Grebel – Uma mensagem para nossos dias”.

“Agora todos querem salvar-se mediante uma fé superficial, sem os frutos da fé, sem o batismo da prova e da tribulação, sem amor nem esperança e sem práticas verdadeiramente cristãs”.
Conrado Grebel (1498-1526)

Pode parecer uma frase forte. E realmente é. Nela, Grebel fala de cinco problemas que ocorriam na igreja do seu tempo e que estão ocorrendo nos nossos dias. A partir de agora abordaremos cada um desses problemas.

1. Fé superficial
O primeiro

Relacionados

  • O clamor de niebuhr - uma mensagem contra as amputacoes ao evangelho
    2919 palavras | 12 páginas
  • ETHOS BATISTA NO BRASIL
    20355 palavras | 82 páginas
  • Historia Igreja 1
    37964 palavras | 152 páginas
  • biblico
    150397 palavras | 602 páginas