O CITADINO NA CONSTRUÇÃO DA CIVILIDADE NO OCIDENTE MEDIEVAL

Páginas: 27 (6746 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
O CITADINO NA CONSTRUÇÃO DA CIVILIDADE NO OCIDENTE MEDIEVAL



RESUMO:
O presente trabalho busca investigar o processo de civilização criado pelo citadino medieval no interior da cidade amuralhada entre os séculos XII e XV. O objeto é o citadino medieval enquanto sujeito histórico, forjando uma organização social própria no espaço urbano, organizando e regulando as atividades dotrabalho, regendo suas vidas com liberdade, desenvolvendo um processo de educação para atender as demandas da sociedade provocada pela transformação social. Nossa análise parte da historiografia, particularmente francesa, para a compreensão do citadino medieval. Vivendo entre as muralhas, o citadino medieval criou as instituições para organizar a vida em sociedade, bem como os laços de urbanidadenecessários à coletividade. O indivíduo se urbanizou, desenvolveu laços de união e promoveu a defesa de seus interesses, criando a civilização citadina.
Palavras-chave: Cidades Medievais. Citadino Medieval. Civilização.


1 INTRODUÇÃO


Este trabalho pretende trazer à discussão algumas questões pontuadas sobre a cidade medieval como processo de civilização da sociedade europeia. Nosso objeto éo citadino medieval nas suas raízes, criando a sociabilidade burguesa através do trabalho produtivo e da atividade mercantil. Nossa análise parte da historiografia, particularmente francesa, para se compreender a vida do homem medieval no processo de criação de instrumentos, símbolos, linguagens e culturas próprias para a vida coletiva no interior das cidades amuralhadas. Processo esse que sefundamenta no trabalho e na organização do espaço de produção. O trabalho humano não é um ato instintivo, como dos animais, é uma práxis consciente do sujeito que, para viver, necessita produzir sua vida material. Necessita, portanto, produzir aquilo que satisfaz suas necessidades humanas imediatas, como alimentar-se, beber, vestir-se, defender-se do frio e dos animais selvagens. Para realizar essastarefas, o citadino medieval constrói uma rede de urbanidade que liga os indivíduos a processos de dependência mutua à vida em coletividade. Essa organização permite aos indivíduos o desenvolvimento de mecanismos de sobrevivência e de sociabilidade, o que implica na primeira manifestação de civilidade na cidade medieval. Não é por acaso que Fontes (1997, p. 5), afirma que, “na vida social, nadaderivava de um estado de natureza, assim como nada provinha de uma ‘vontade’ ou ‘razão’ externas à vida dos homens nem derivada de alguma gênese imprecisa ou ideal. As sociedades forjam os homens e estes buscam mantê-las ou transformá-las, a partir das condições encontradas”.
Vivendo na individualidade, o citadino medieval cria instituições necessárias para regular a vida na sociedade urbana, bemcomo os laços de urbanidade para promover a coletividade no espaço circunscrito à muralha. O indivíduo, nesse aspecto, se constitui como sujeito, se urbaniza e fortalece os laços de união entre os citadinos para a defesa de seus interesses. Cria, portanto, sua civilização e o modo de produzir sua vida material, que é impar na história. Ao produzir sua existência material, produz a necessidade dacomunicação e da socialização, o que implica na existência coletiva do homem. Viver em coletividade, significa produzir valores culturais, símbolos, educação, criar, portanto, uma determinada civilização, que é histórica, determinada pela produção da vida material dos homens.
Partindo dessa premissa, vejamos como se processou a vida material do citadino na criação da civilizaçãourbana nas cidades medievais.


2 O FEUDALISMO COMO PROCESSO HISTÓRICO


Para muitos, a Idade Média se resumia na clássica divisão da sociedade em três ordens. Esse modo de produção que se cristalizou no século XI, na Europa Ocidental, denominado pela historiografia como feudalismo, foi assim descrito pelo Bispo Adalberon (apud PINSKY, 1987, p. 71): “[...] a cidade de Deus que é tomada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo a civilização do ocidente medieval
  • O Cristianismo e o Islamismo no Ocidente Medieval
  • A Civilização do Ocidente Medieval-Jacques Le Goff
  • Doença e pecado: lepra no imaginário cristão do ocidente medieval
  • DUBY, Georges. Economia rural e vida no campo no Ocidente medieval.
  • GEORGES DUBY Economia rural e vida no campo no Ocidente Medieval
  • Passagens de antiguidade romana ao ocidente medieval: leituras historiográficas de um período limítrofe
  • O RENASCIMENT DO DIREITO ROMANO E A GÊNESE DO ESTUDO CIENTÍTICO DO DIREITO NO OCIDENTE MEDIEVAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!