O circuito Flip-flop

Páginas: 4 (778 palavras) Publicado: 10 de julho de 2014
O circuito Flip-flop

Definição
A eletrônica digital aborda diversos circuitos digitais, que empregam a utilização de sinais elétricos em apenas dois níveis de corrente para definir arepresentação de valores binários.
Dentre estes circuitos, está presente o multivibrador biestável, mais conhecido como Flip-flop. O Flip-flop é um circuito pulsado que serve como uma memória deum bit que inclui, tipicamente, inclui zero, um ou dois sinais de entrada, um clock e um sinal de saída, sendo que alguns, comerciais, apresentam um complemento deste sinal de saída e um sinal deentrada clear, que limpa a saída atual.
Os Flip-flops necessitam de conexões de alimentação, pois são implementados na forma de circuitos integrados. A pulsação ou mudança no sinal do clock faz comque o flip-flop mude ou retenha seu sinal de saída, baseado nos valores dos sinais de entrada e na equação característica do flip-flop.
Eles podem ser representados como um bloco onde temos 2saídas: Q e Q', entrada para as variáveis e uma entrada de controle (Clock). A saída Q será a principal do bloco. Este dispositivo possui basicamente dois estados de saída. Para o flip-flop assumir umdestes estados é necessário que haja uma combinação das variáveis e do pulso de controle (Clock). Após este pulso, o flip-flop permanecerá neste estado até a chegada de um novo pulso de clock e,então, de acordo com as variáveis de entrada, mudará ou não de estado.
Uma estrutura básica de uma memória, ainda não associada a qualquer pulso externo de clock, pode ser obtida a partir de doisNANDs associados. Como pode ser observado no esquema, existem duas saídas Q e Q negado que realimentam a entrada. Esta realimentação associada aos NANDs faz com que, independente dos valores deentrada, as únicas saídas possíveis para esta montagem são opostas entre sí, ou seja, os valors de Q e Q negado serão iguais a 0 e 1 ou 1 e 0, respectivamente.
Existem quatro tipos de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Circuitos flip flop
  • Flip-flop
  • flip flop
  • FLIP FLOP
  • Flip Flop
  • Flip-Flop
  • Flip-Flop
  • flip flop

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!