O CINISMO DA RECICLAGEM

Páginas: 2 (462 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015
“O CINISMO DA RECICLAGEM”



De acordo com o texto citado defina:

1 - Obsolescência planejada
Hoje, mesmo que um determinado produto ainda esteja dentro do prazo de sua vida útil, do ponto de vistafuncional, simbolicamente já está ultrapassado. A moda e a propaganda provocam um verdadeiro desvio da função primária dos produtos. Bens que se tornam obsoletos antes do tempo, já que cada vez maisse tornam funcionalmente inúteis logo após saírem das fábricas. Durning (1992) ressalta que os eletrodomésticos fabricados em 1950 eram muito mais resistentes do que os produzidos atualmente: eramfabricados para durar e não quebravam com facilidade; caso se quebrassem, seu conserto era economicamente viável, o que atualmente não é mais verdadeiro.

2 - Obsolescência percebida
Além daobsolescência programada, há também a obsolescência percebida, que “nos convence a jogar fora coisas que são perfeitamente úteis”. Isso acontece porque a aparência das coisas muda, os objetos ganham novas funçõese a publicidade está em todos os lugares.

3 – Frugalidade
A frugalidade desponta como a alternativa viável. Ela torna-se ato de libertação da obrigação de consumir, permitindo substituir a devoção aoconsumo pela busca de outros valores, ou então, um deslocamento do consumo material para um consumo não material, a exemplo da cultura e educação. Mas numa sociedade materialista e devotada à culturado consumismo, a frugalidade rima com sacrifício, privação, renúncia, já que a posse de bens materiais caracteriza a felicidade proporcionada pelo consumo.

4 – Consumo sustentável
O consumosustentável é propiciado pela aliança da reciclagem com as tecnologias limpas e eficientes. A ideologia hegemônica permite a crítica ao consumo insustentável porque hoje existe um consumo sustentável; noentanto, não se permite a crítica ao consumismo, pois a frugalidade representa uma subversão perigosa demais ao sistema econômico dominante. Existem portanto, duas interpretações possíveis sobre o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cinismo da Reciclagem
  • O cinismo da reciclagem
  • cinismo da reciclagem
  • Cinismo da Reciclagem
  • O Cinismo da Reciclagem
  • O cinismo da reciclagem
  • O Cinismo da Reciclagem
  • Resenha Cinismo da reciclagem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!