O CENÁRIO ECONÔMICO BRASILEIRO E A COBRANÇA DE IMPOSTOS

Páginas: 10 (2496 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
O CENÁRIO ECONÔMICO BRASILEIRO E A COBRANÇA DE IMPOSTOS

INTRODUÇÃO
Atualmente o Brasil vem enfrentando uma situação econômica decrescente. O cenário vem se alterando ano após ano.
Quando acompanhamos os noticiários vemos que situação econômica é preocupante, altos índices de juros, inflação em alta, taxa de crescimento econômico menor que o previsto, carga tributária elevadíssima,IMPOSTO = impor, por como obrigação
A César o que é de César é começo de uma frase atribuída a Jesus.. A frase, amplamente citada, se tornou uma espécie de resumo da relação entre o cristianismo a autoridade secular. Na mensagem original, ela apareceu como resposta a uma questão sobre se seria lícito para um judeu pagar impostos a César e dá margem a múltiplas interpretações sobre em quecircunstâncias seria desejável para um cristão se submeter à autoridade terrena.

O CENÁRIO ECONOMICO BRASILEIRO
Você não precisa ser um economista para entender um pouco melhor o cenário econômico brasileiro. Neste artigo vou explicar algumas coisas que irão ajuda-lo a entender o que está acontecendo na economia e quais as perspectivas para o cenário econômico futuro.
Ao contrário do que pode parecer paramuita gente, a economia não é um bicho de sete cabeças. Como explicado pelo economista-chefe da Órama Investimentos, Álvaro Bandeira, no eBook sobre os “Cenários Econômicos do Brasil”, existem algumas variáveis fundamentais para entendermos o que está acontecendo e definirmos quais os rumos futuros que a economia brasileira poderá seguir.
Estas variáveis são:

Inflação
Taxa de Juros
CâmbioProdução Industrial e Nível de Emprego
Contas Externas

Inflação
Atualmente esta é a variável central na economia brasileira, uma vez que toda a política monetária (nível da taxa de juros) está orientada sobre ela.
Já expliquei em um outro artigo a relação entre inflação e taxa de juros. Desta vez vou me deter na importância de acompanhar os movimentos da inflação para entender os possíveiscaminhos da economia.
Como o Banco Central define a taxa de juros quase que exclusivamente com base no nível da inflação, acompanhar a inflação nos permite saber se o juros têm maior probabilidade de aumentar ou diminuir.
Além disso, a inflação é primeiramente um indicador de aquecimento da economia, de modo que uma alta da inflação aponta que a economia está produzindo além do potencial permitidopor sua capacidade produtiva (infraestrutura, mão de obra, etc), variáveis que falaremos mais adiante.
Inflação na prática:
Álvaro Bandeira explica no eBook cenários econômicos do Brasil, que o Banco Central teve que aumentar a taxa de juros pela primeira vez em meses, uma vez que a inflação já estava em um nível acima da meta considerada tolerável.
Portanto, é de se esperar que ainda devemocorrer novos aumentos enquanto as taxas de inflação não começarem a diminuir. E por outro lado, podemos também perceber que a possibilidade de ocorrerem reduções nos juros no curto prazo é muito remota.
Taxa de Juros
Como vimos, a taxa de juros é utilizada para controlar a inflação e entendendo os movimentos da inflação, podemos saber o que esperar das taxas de juros.
Por sua vez, a taxa dejuros (SELIC) é importante para entendermos o cenário econômico brasileiro, uma vez que ela determina diversas variáveis que afetam diretamente o lado real da economia, ou seja, a produção.
Entre essas variáveis estão o nível de crédito oferecido, o custo deste crédito e até mesmo o fluxo de dólares que entram e saem do país.
Taxa de Juros na prática:
Atualmente o Brasil vive um ciclo em que astaxas de juros estão nos níveis mais baixos das últimas décadas. Isso deve-se à melhor organização das finanças do governo ao longo dos últimos anos, e mais recentemente ao período de crise que reduziu as taxas de juros em todo o mundo. No entanto, ainda assim temos uma das taxas de juros mais altas do mundo.
Como uma taxa de juros menor estimula a economia, o governo atual adotou como política...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cenarios economicos brasileiro
  • O cenário econômico brasileiro
  • CENÁRIOS ECONÔMICOS INTERNACIONAL E BRASILEIRO, PARA 2011 E 2012
  • Analise do cenário economico brasileiro aplicado a engenharia
  • O impacto da baixa nas taxas de juros no cenario economico brasileiro
  • cenarios economico
  • cenarios economicos
  • Cenários econômicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!