O caso genie

Páginas: 6 (1287 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Reflexão sobre o caso “Genie” através das três linhas epistemológicas:
Empirismo, Inatismo e Interacionismo.


O caso Genie

O documentário “O caso Genie” apresenta a história de uma menina que foi encontrada com 13 anos em meados de 1970, e que durante todos os anos da sua existência até o momento que foi encontrada se viu privada totalmente de todo tipo de contato social, sendo criadanum quarto escuro, com pouco espaço para se movimentar e com ausência de qualquer tipo de caráter afetivo. Sendo que por algum motivo que não foi possível descobrir, seu pai, que por sua vez se suicidou logo após a menina for encontrada, a enclausurou por todos esses anos. Genie era uma menina selvagem não civilizada e quase incapaz de andar ou falar, fazia sons de bebê e usava fraldas, tendoindicações que ela era espancada se fizesse barulho, e com isso aprendeu a não vocalizar. Quando encontrada Genie foi levada ao Hospital Infantil de Los Angeles para ser estudada, pois estava prestes a testar um conceito importante para a ciência e sociedade, de que um ambiente carinhoso pode apagar até o mais terrível dos passados.

Uma abordagem das três linhas epistemológicas sobre o caso Genie:Empirismo, Inatismo e Interacionismo.

1) Empirismo
A palavra “empirismo” ou “conhecimento empírico” é decorrente do termo grego empeiria, que significa o conhecimento adquirido por meio da experiência. Conforme essa teoria, antes da experiência, a razão é como uma folha em branco, onde nada foi escrito, uma "tabula rasa", onde nada foi gravado.
Levando em conta como Genie foi encontrada ecomo ela viveu durante mais de 10 anos, conseguimos verificar claramente uma linha epistemológica, o empirismo, onde aborda a relação do sujeito, este como “tábula rasa”, sendo preponderante ao meio através das experiências, vivências e aprendizagem que se é desenvolvido no grupo que o mesmo se encontra. Sendo que, Genie não fazia parte de nenhum grupo, e por isso não teve tal desenvolvimento.Genie não teve qualquer tipo de contato ou convívio social no ambiente que ela se encontrava, não sendo estimulada para qualquer tipo de aprendizagem que uma criança deveria obter para se desenvolver, tal como a linguagem. Demostrando, portanto, certo tipo de debilidades devido ao fato de não ter tido contato com o mundo exterior e um “ambiente estimulador” para um desenvolvimento cognitivocomportamental.
De acordo com Hobbes, “O homem é um selvagem, sendo necessário que a sociedade molde o sujeito”. No caso de Genie, a mesma não teve qualquer tipo de contato com a sociedade até os 13 anos, tornando-se conhecida como a menina-selvagem.

2) Inatismo
Pela perspectiva inatista, entende-se que o ser humano é um sujeito fechado em si mesmo, e que o mesmo nasce com potencialidades, com donse aptidões que serão desenvolvidos de acordo com o seu amadurecimento biológico. Uma vez que é dotado de dons divinamente justificáveis, o ser humano, assim entendido, não tem possibilidade de mudança, não age efetivamente e nem recebe interferências significativas do social. Nada depois do nascimento é importante, visto que o homem já nasce pronto, incluindo a sua personalidade, os seus valores,seus hábitos, suas crenças, seu pensamento, sua emoção e a sua conduta social. O entendimento do desenvolvimento é baseado no pressuposto de que, ao aprender, o ser humano aprimora aquilo que já é inato avançando no seu desenvolvimento, o que chamamos de vir-a-ser. Havendo uma expectativa de que o ser humano deixe desabrochar suas potencialidades e aptidões, lembrando que, a aprendizagem dependedo desenvolvimento.
No caso da menina Genie, os inatistas defendem a ideia de que a mesma nasceu com certas ‘debilidades’, e que por isso não conseguiu desenvolver suas potencialidades. No documentário, nos mostra que, quando Genie foi descoberta pelas autoridades de Los Angeles a mesma foi encaminhada para o Hospital Infantil, onde passou por vários especialistas e pesquisadores, e um deles,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caso Genie
  • caso genie
  • Caso Genie
  • Caso genie
  • O Caso Genie
  • Caso Genie
  • Caso Genie
  • Caso Genie

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!