O caso dos exploradores de caverna

Páginas: 19 (4613 palavras) Publicado: 7 de maio de 2013
BELO HORIZONTE

2012





AMANDA PACHECO

ANA PAULA SANTOS

JAIRO DINIZ

JOÃO GONÇALVES

JOYCE DAMASCENO









O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS: Uma discussão jurídica e filosófica sobre o tema




Atividade interdisciplinar entregue aos Professores Rafael e Paulo Bandeira em suas respectivas disciplinas, como requisito para a obtençãode pontos e apresentação.













Belo Horizonte

2012

INTRODUÇÃO

O texto analisado configura-se em um caso concreto, passível e possível de se deparar no âmbito jurídico, em que se passa analisar os conceitos estabelecidos de acordo com a pluralidade das leis e argumentos da filosofia moral e suas várias interpretações. Assim, no presente caso, cinco membrosde uma sociedade de exploradores ficam presos em uma caverna, em conseqüência de desmoronamento que bloqueou a única saída. Uma equipe de socorro foi enviada ao local. Esgotadas as provisões de que dispunham, os exploradores conseguiram utilizar o equipamento disponível, perguntam ao médico da equipe se poderiam resistir alimentando-se da carne de um deles. A contragosto, o médico respondeuafirmativamente. A partir desse momento, interrompeu-se a comunicação. Quando a equipe conseguiu chegar até os cinco, Whetmore já tinha sido morto e servido de alimento a seus companheiros. Os quatro sobreviventes foram acusados de homicídio, e o juiz a declarou-os culpados, condenando-os à pena, em obediência à Lei do país.O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS: Uma discussão jurídica e filosófica sobre o tema




Após ser constada a morte de Roger Whetmore, os outros quatro exploradores foram acusados de homicídio, e o juiz de primeira instância declarou-os culpados, condenando-os a pena capital em obediência as leis do país. Conclui-se que, são estes os fatos que dão suporte a presente demanda.Não há dúvida que conforme consta nos autos, os réus praticaram, de formas livres e conscientes, sem pudor o delito de homicídio qualificado tipificado no art. 121, parágrafo segundo inciso IV do Código Penal.

A acusação fundamenta-se nos fatos dos acusados terem tramado e premeditado para servir o s.r. Whetmore, de alimento, aos seus companheiros, situação visível de canibalismo, onde avida humana foi banalizada e após ser efetuado o ato, os réus ficaram em silêncio por três dias até o resgate. Logo, a partir desse anunciado, faz se possível a seguinte questão: É de natureza ética se alimentar de carne humana? É realmente uma ação moral, o homicídio em caso de extrema necessidade, que condiz com uma lei universal? Será que a ética e a moral conseguem explicar o caso exposto, oua questão da sobrevivência pode alterar qualquer conceito. Pensando nisso, interpreta-se a ética, segundo ARANHA (1998), como uma investigação geral sobre aquilo que é bom. Trata-se de um conjunto de regras, princípios ou maneiras de pensar que orientam ou chamam para si a autoridade para guiar, cujas ações de um grupo ou particular (moralidade) deve seguir um estudo sistemático da argumentaçãosobre a forma como devemos agir. Pensando assim, infere-se que a princípio, o ato cometido pelos exploradores não seguiam um conduta ética, pois eles agiram não a partir de um conjunto de regras universalmente aceitas, mas de um preceito individual, cujo resultado gera um embate entre o particular e o universalmente aceito como bom.

Deve se preocupar em associar a ética como um estudofundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada grupo social. É mister congratular que o fato ocorrido no interior da caverna se basea num homicídio, cuja base conceitualógica, contradiz os conceitos de ética, moral ou do próprio direito. Não foi ético, pois o ato diverge do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento do caso dos exploradores de caverna
  • Denuncia, o caso dos exploradores de caverna
  • O caso dos exploradores de cavernas
  • Defesa do caso dos exploradores de caverna
  • Resumo do Caso dos Exploradores de Caverna
  • O caso dos Exploradores de Cavernas
  • O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS
  • Caso dos exploradores de cavernas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!