O Caso dos Exploradores de Caverna

Páginas: 5 (1055 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
O Caso Dos Exploradores de Caverna

É um livro de Lon L. Fuller, com tradução do original inglês por Plauto Faraco de Azevedo. Conta a história de quatro homens na companhia de Whetmore que são membros de uma organização de exploradores de caverna que se chama Sociedade Espeleológica. No mês de maio de 4299 entraram no interior de uma caverna de rocha calcária do tipo que se encontra noPlanalto Central de Commonwealth.
Quando estavam no interior da caverna, ocorreu um desmoronamento de terras, onde pesados blocos de pedras bloqueou a única saída. Como Whetmore e os acusados não retornaram às suas casas, o secretário da Sociedade foi notificado por suas famílias. Os exploradores haviam deixado indicações da localização da caverna, na sede da Sociedade. Uma equipe de socorro foienviada ao local.
O trabalho para desobstruir a caverna foi várias vezes frustrado pelo fato de ocorrer mais desabamentos, onde em um deles dez operários contratados para o serviço morreram. Ficaram sabendo que não havia substância animal ou vegetal na caverna que lhes permitisse subsistir, então temiam que eles morressem de inanição antes que o acesso até o ponto em que se achavam se tornassepossível. No vigésimo dia depois do desabamento souberam que os exploradores tinham levado para a caverna um rádio transistorizado capaz de receber e enviar mensagens.
Instalaram um aparelho semelhante ao dos exploradores no acampamento e assim puderam se comunicar. Foi então informado aos exploradores que precisavam de pelo menos dez dias para os tirarem de lá. Whetmore conversou com um medico eperguntou se eles seriam capazes de sobreviver por mais dez dias se se alimentassem da carne de um deles, a resposta foi afirmativa. Whetmore sugeriu que tirassem a sorte para determinar qual deles deveria ser sacrificado. Não houve mais comunicação até o dia em que foram libertados.
Quando os homens foram libertados ficaram sabendo que, no trigésimo terceiro dia após a entrada na caverna,Whetmore tinha sido morto para alimentar os seus companheiros. O método que usaram para escolher quem seria morto, foi tirar a sorte através de dados. No momento de tirar os dados Whetmore desistiu e foi acusado de violação do acordo e um outro explorador atirou os dados em seu lugar. Tendo-lhe sido
adversa a sorte, Whetmore foi morto.
Depois do resgate os exploradores foram acusados doassassinato de Roger Whetmore. Os acusados de homicídio foram a julgamento, e depois de algum tempo foram considerados culpados pelo juiz de primeira instancia e que deveriam ser condenados pela forca. Dissolvido o júri, seus membros enviaram uma petição conjunta ao chefe do Poder Executivo pedindo que a sentença de prisão fosse comutada em seis meses.
É atualmente improvável que o chefe do PoderExecutivo aceite estas solicitações, a menos que ele próprio realizasse investigações, que duraram três meses. A realização de tais investigações seria dificilmente compatível com a função do Executivo, como é normalmente concebida. Pode-se portanto, presumir que alguma forma de clemência será concedida aos acusados. Se isto for feito, será realizada a justiça sem debilitar a letra ou o espírito da nossalei e sem se propiciar qualquer encorajamento à sua transgressão. Os integrantes do Tribunal de Segunda Instância, em síntese, assim se manifestaram:


Foster, J.
Acredita que os acusados são inocentes da pratica de qualquer crime. Afirma que o nosso direito positivo, é inaplicável a este caso e que este se encontra regido pelo que os antigos escritores da Europa e da América chamavam "a leida natureza". Conclui que no momento em que Roger Whetmore foi morto pelos réus, eles se encontravam não em um estado de sociedade civil mas em um "estado natural". O que os acusados fizeram aconteceu em cumprimento de um contrato aceito por todos e proposto pela própria vítima.

Tatting, J.
Pensa que seria capaz de pôr as emoções de lado como irrelevantes e decidir o caso com base em uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento do caso dos exploradores de caverna
  • Denuncia, o caso dos exploradores de caverna
  • O caso dos exploradores de cavernas
  • Defesa do caso dos exploradores de caverna
  • Resumo do Caso dos Exploradores de Caverna
  • O caso dos Exploradores de Cavernas
  • O CASO DOS EXPLORADORES DE CAVERNAS
  • Caso dos exploradores de cavernas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!