O CASO DE ANNA O. (ANÁLISE)

Páginas: 3 (712 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
O CASO DE ANNA O. (ANÁLISE)
Anna O. adoeceu aos seu vinte anos de idade.Era portadora de uma hereditariedade neuropática visto que algumas psicoses haviam ocorrido entre parentes mais distantes.Ajovem era dotada de grande inteligência e aprendia as coisas com bastante com rapidez,além disso tinha grandes dotes poéticos e imaginativos,que estavam sobre controle de um agudo e critico bom senso.Umde seus traços de caráter essenciais era a generosa solidariedade.A noção de sexualidade não era desenvolvida,a paciente nunca se apaixonara.O curso da doença enquadrou-se em várias fases separáveis:(a) Incubação latente: De meados de julho até cerca de 10 de dezembro de 1880.
(b) Doença manifesta:Psicose peculiar,com parafasia, estrabismo convergente,graves perturbações davisão,paralisias.Redução gradual da contratura nas extremidades da mão direita.
(c) Período de sonambulismo persistente alternando-se com estados mais normais. Grande número de sintomas crônicos perdurou até dezembro de1981.
(d) Cessação gradual dos estados e sintomas patológicos até junho de 1882.
Os eventos psíquicos que ocorreram no período de incubação da moléstia, entre julho e dezembro de 1880,haviamproduzido todos os fenômenos histéricos,e quando foram reproduzidos verbalmente os sintomas desapareceram.Dessa forma,suas paralisias espásticas e anestesias,os diferentes distúrbios da visão e daaudição,as nevralgias,tosses,tremores,etc.,e por fim seus distúrbios da fala foram “removidos pela fala”.
Um exemplo revelará a forma completa pela qual ela realizava isso.A experiência comum era que a pacientenão ouvisse quando lhe era dirigida a palavra.Foi possível diferenciar da seguinte forma o passageiro de não ouvir.
(a) Não ouvir quando alguém entrava, enquanto se abstraía em seus pensamentos.Primeiro exemplo: não ouvir o pai entrar.
(b) Não compreender quando varias pessoas conversavam. Primeiro exemplo: mais uma vez o pai e um conhecido.
(c) Não ouvir quando estava sozinha e lhe...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caso anna o
  • caso de anna. o
  • caso Anna O
  • O caso anna o
  • Caso de Anna Ó Psicanálise de Freud
  • CASO 1 Srta Anna O
  • Anna freud e a análise infantil
  • A influência do inconsciente no caso de Anna O

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!