O carvão e o meio ambiente

Páginas: 8 (1932 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
 Carvoaria e o Meio Ambiente
Público alvo – 24 alunos entre 9 e 10 anos do 5º ANO, com extensão aos alunos da escola e comunidade envolvida.
Justificativa – Ao colocar em pauta a discussão sobre o meio ambiente falou se sobre o desmatamento, principal causa das mudanças e tragédias climáticas.
Um dos fatores que devastam asflorestas nativas é a produção do carvão o que despertou no grupo o interesse de conhecer mais sobre essa atividade que acontece no Brasil todo.
Conteúdo - Pesquisando vários movimentos que interferem nas decisões e mudanças no meio ambiente
Pesquisando sobre os recursos naturais, florestas nativas, e a relação de interdependência com a indústria e o comércio.
Período derealização – Março à Junho
Metodologia –
1ª Etapa - Roda de conversa1 – No levantamento dos conhecimentos prévios tivemos uma conversa informal sobre os problemas que envolvem o meio ambiente. Causas e efeitos que conhecemos que transformam o lugar em que vivemos. Em seguida foi feito um questionamento: Quais atividades humanas que prejudicam diretamente o equilíbrio do meio ambiente? Apóscomentarmos sobre vários fatores conhecidos da turma, alguém citou que o carvão poderia ser uma atividade de depredação da floresta, e o foco voltou se para esse assunto pois o grupo questionou, discordando e discutindo sem muito embasamento. Diante desse envolvimento da turma resolvemos pesquisar e encontrar mais informações sobre o assunto. As atividades seguintes foram planejadas à partir desseencontro.Era importante mostra às crianças outras atividades que influenciam no meio ambiente de maneira imprópria ou responsável.Com o apoio da secretaria e da gestão da escola conseguimos dar continuidade e findar esse trabalho.
2ª Etapa - Através da internet ( mini moden) e com o recurso do data show conseguimos pesquisar juntos e ampliar muito nosso conhecimento sobre a questão dacarvoaria.Encontramos no Wikipédia a definição de carvoaria para iniciar o trabalho. No Google pesquisamos sites interessantes e eram muitas informações que clareavam nosso pensamento sobre o desrespeito às florestas nativas do Brasil em prol de transformar aquela riqueza em carvão.Ficamos tristes quando observamos, o desmatamento e a poluição,as duas ações mais relevantes que atingem o meio ambiente demaneira agressiva dessa atividade desenvolvida pelo homem. Atestamos que no Brasil existem grandes áreas de florestas nativas2 sendo destruídas para esse fim e que também o efeito da fumaça que saem dos fornos é devastador para os moradores daquelas regiões.Durante a busca nos sites, encontramos uma matéria sobre empresas como a Consultoria Ambiental Carlosabe, que produz e comercializa a fumaçaobtida dos fornos de carvoaria conhecida como Extrato Pirolenhoso3. O processo é ecológico e retém mais de 80% da fumaça, aumentando a produtividade em peso do carvão, melhorando o ambiente de trabalho do carvoeiro e a qualidade do ar do entorno da carvoaria.Percebemos assim que o ser humano utiliza a criatividade também para descobertas interessantes e fundamentais na resoluções de problemas. Com aempolgação do grupo pudemos dar sequência aos trabalhos com mais significado.

3ª Etapa - Em duplas e grupos nós fizemos a leitura e interpretação de textos4 sobre as carvoarias e suas (des) contribuições para a sociedade inclusive as reações do governo federal e outros órgãos responsáveis pela proteção do ambiente. Socializamos as palavras e termos desconhecidos5 no texto. Percebemos que devidoo envolvimento no assunto as crianças se interessaram em trabalhar a linguagem escrita dos textos e obtivemos um retorno considerável.
4ª Etapa - Houve, seminários, debate e conclusões interessantes6. Primeiramente a turma foi dividida em 4 grupos de 6 alunos cada.Os grupos deveriam apresentar para a classe o conteúdo orientado pela professora apoiados pelo estudo à busca na internet e o dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MEIO AMBIENTE
  • Meio ambiente
  • Meio ambiente
  • Meio ambiente
  • Meio ambiente
  • Meio ambiente
  • Meio ambiente
  • Meio ambiente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!