O caráter relativo dos direitos fundamentais e o papel da dignidade da pessoa humana no estado democrático de direito hodierno

Páginas: 3 (611 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2011
A expressão ‘direitos fundamentais’, é aplicado aos direitos do ser humano, reconhecidos e positivados no âmbito do direito constitucional.
Existe uma colisão de direitos fundamentais quando odireito fundamental por parte do seu titular colide com o exercício do direito fundamental por parte de outro titular.
Se caso não existissem direitos fundamentais absolutos, para resolver uma lide entredireitos fundamentais seria necessário proceder à compatibilização entre os mesmos. Isso poderia ser feito mediante o emprego do princípio da proporcionalidade, ou mediante o emprego da concordânciaprática. Ao aplicar a concordância prática, pode vir a ocorrer o exercício conjugado dos direitos fundamentais o que reduz a aplicação de ambos (essa é uma colisão com redução bilateral) ou, se acasonão for possível a aplicação da primeira técnica, o também exercício conjugado destes através da diminuição de um deles (efeito de diminuição unilateral). Pode ocorrer que com a realização simultâneados direitos que estão em colisão, tornem-se impossíveis, pois um deles exclui o outro, ocorrendo assim, a colisão excludente.
O ordenamento jurídico é um sistema hierárquico de normas, na clássicaformulação de KELSEN. Sendo assim, as normas são hierarquicamente escalonadas, poder-se-ia facilmente admitir que há hierarquia entre os princípios.
Ao levarmos em conta que existem princípiosconstitucionais e princípios infraconstitucionais, não nos cria dificuldade em percebermos que aqueles são hierarquicamente superiores a estes. Podemos dizer que os princípios constitucionais são osfundamentos da validade dos princípios infraconstitucionais. As normas constitucionais, diversas vezes, parecem conflitantes.
CANOTILHO: "Assim, por ex., se o princípio democrático obtém concretizaçãoatravés do princípio majoritário, isso não significa desprezo da proteção das minorias (...); se o princípio democrático, na sua dimensão econômica, exige a intervenção conformadora do Estado através de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA COMO FUNDAMENTO DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO
  • A dignidade da pessoa humana e os direitos fundamentais
  • Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais
  • A dignidade humana como fundamento do estado democrático de direito brasileiro
  • Direitos fundamentais e Dignidade Humana
  • A dignidade da pessoa humana e os direitos fundamentais: princípio ou direito absoluto?
  • O direito penal e a dignidade da pessoa humana
  • DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA: CONCEITO, EVOLUÇÃO HISTÓRICA E O PAPEL DO DIREITO BRASILEIRO PARA SUA...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!