O capote

Páginas: 5 (1248 palavras) Publicado: 4 de junho de 2013
Roteiro:
1- Apresentação:
Apenas dizer quais os dois filmes escolhidos, quais os aspectos focalizados (conceitos) e qual o motivo (por que os conceitos foram considerados mais interessantes). Texto não precisará ultrapassar uma página.
2- Conceitos e Discussão:
Poderá ser redigida em tópicos, ou seja, cada conceito e a indicação da passagem (sequência) do filme em que ele aparece, e por quê.O texto deverá ser conciso e claro. Evidentemente alguns conceitos são relacionados entre si, uma vez que são faces de um processo, por exemplo, a participação do indivíduo/ sujeito na cultura. Nesses casos o processo constitui um conceito, e a(s) forma(s) de participação focalizada(s) pelos alunos, outro(s) conceito(s). Sugere-se uma seleção de, no máximo, quatro conceitos, embora nada impeça queesse número seja maior.
3- Conclusão:
Deverá associar o interesse demonstrado na escolha dos conceitos com as conclusões às quais o grupo chegou depois de focalizá-los em filmes, especialmente em relação à cultura. A conclusão não precisa ultrapassar uma página.
4. Referências:
Indicação de livros, caso tenham sido utilizados, conforme normas da ABNT.
Filmes:


Uma noite para que está noimaginário dos fãs da música brasileira. Não de um estilo, não de um gênero, mas da música. A noite que marcou toda a história da construção musical de um país. Uma noite inesquecível! Esta noite foi 21 de outubro de 1967, noite na qual ocorreu a grande final do pomposo Festival de Música Popular Brasileira, na sua terceira edição, pela rede Record de televisão.
Essa revolucionária noite éretratada no documentário de Ricardo Calil e Renato Terra, Uma Noite em 67. O documentário mistura imagens do arquivo que a Record possui do festival com entrevistas atuais de quem participou tanto como protagonista, como os próprios organizadores e jurados do Festival. O filme de Calil e Terra exibe imagens que já estão gravadas na mente de muitas pessoas, assim como imagens raras ou pouco exibidas doFestival.
Mostrando todo o nervosismo dos cincos concorrentes que estava no nervoso aguardo do resultado, a curiosa passeata contra a guitarra elétrica liderada pelo pessoal da MPB “tradicional” (Elis Regina, Edu Lobo, Geraldo Vandré e outros) resistindo “a invasão” dos elementos musicais estrangeiros, as engraçadíssimas entrevistas feitas por Cidinha Campos, Reali Jr e Randal Juliano nosintervalos entre uma canção e outra, Uma Noite em 67 possui o mérito de não cair no didatismo da maioria dos documentários. Ele não se preocupa em elaborar teorias, levantar qualquer hipótese sobre o que está sendo retratado. Talvez uma fala que exemplifique muito bem isso seja de Solando Ribeiro, um dos produtores do Festival: “O festival nada mais era do que um programa de televisão. Só depois é queaquilo ganhou importância histórica, política, sociológica, musical, transcendental”.
Outro ponto relevante do documentário é a oportunidade que ele nos oferece em fazer um contraponto entre como era o envolvimento cultural dos brasileiros
à época e como o é agora. A platéia do Festival era um espetáculo a parte. Ela participava efusivamente de todo o processo de seleção dos jovens músicos,mostrando sua aprovação e sua (cruel) reprovação, e neste caso o mais clássico dos “reprovados” foi o cantor Sérgio Ricardo, que teve sua apresentação ofuscada pelas ensurdecedoras vaias do público, o que o irritou a tal ponto dele quebrar sua viola e jogar o que sobrou dela na platéia. Essa participação massiva na vida cultural do país parece ter ficado no passado. Hoje o que predomina é asuperficialidade, a velocidade das coisas. Nossa geração é a geração dos 140 caracteres, o que passar disso já considerado enfadonho e chato. Na década de 60 em plena ditadura militar, lá estavam no Festival jovens cantando músicas de teor político, contestando através de canções profundas o sistema político vigente. Numa das cenas do documentário (uma das mais tocantes em minha opinião) foi o close do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Capote
  • O CAPOTE
  • o capote
  • capote
  • O Capote
  • O capote
  • O capote
  • capote

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!