O CAPOTE

Páginas: 8 (1874 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2014
UNIVERSIDADE PAULISTAS – UNIP CAMPUS PARAÍSO

INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
“TRABALHO DE ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS”





O CAPOTE

Aderson Rodrigues – RA: T298AD0
Josuel Rodrigues – RA: B62JDI8
Suzana de Paula Conceição – RA:T339BH
Vanessa Bernardino – RA: B58006-2







São Paulo
2013
Aderson Rodrigues – RA: T298AD0
Josuel Rodrigues – RA: B62JDI8
Suzana dePaula Conceição – RA:T339BH
Vanessa Bernardino – RA: B58006-2





O Capote


Área de Concentração: Ciências Jurídicas
Orientador: Profª Dra Cibele Mara Dugaich
Trabalho apresentado a Universidade Paulista
para apreciação e como requisito da
Atividade Prática Supervisionada do
1° semestre do Curso Bacharel em Direito.











São Paulo
2013
Sumário
IV ResumoV Autor
VI Conteúdo
IX Considerações Finais
X Referências Bibliográficas






















Resumo

É contada a história de Acaqui, tímido morador de São Petersburgo, na Rússia, funcionário público. Tímido e de poucos amigos. Durante o rigoroso inverno russo, vê a necessidade de comprar um casaco novo. Como ganha pouco, com muita dificuldade consegue comprar seunovo capote, mas, no mesmo dia seu capote é roubado. Acaqui entra em desespero e busca ajuda das autoridades na tentativa de recuperar o seu capote, porém, se depara com muita burocracia, o que evita que algo seja feito para ajudá-lo. E, ao invés de recuperar seu capote, consegue apenas o desprezo de um alto funcionário que, para impressionar um amigo, lhe dá uma bronca.
Volta para casa, abaladoemocionalmente e, sem nenhum casaco para se proteger do frio intenso, adquire uma gripe e vem a falecer. Depois de algum tempo, seu fantasma aparece para roubar os capotes de todas as pessoas que andavam à noite pela cidade. Acaqui só consegue descansar ao conseguir tirar o capote do alto funcionário que lhe negou ajuda e o humilhou.
Desta forma aqui, passamos a interpretar o texto “O Capotevoltado para as disciplinas de Instituições Judiciarias e Ética, onde a história de nosso herói reflete o drama vivido por muitos, o Estado torna-se necessário à solução do problema de Acaqui, a partir deste ponto, presenciamos a jornada do cidadão na tentativa de obtenção de justiça, no entanto, a figura do Estado, mostra-se totalmente atípica as suas funções fundamentais.Trazemos também para adisciplina de Homem e Sociedade, onde notamos que a história revela e traz à tona e de forma clara aos fatos sociais da Rússia do século XIX, mostrando a posição do homem na sociedade e o que ele faz com o seu poder, além de pontuar a desigualdade. Na abordagem filosófica do texto, pensamos e comparamos a outro texto como “A Alegoria da Caverna” de Platão, chegamos a acreditar que Acaqui era ofilósofo que vivia dentro da caverna, quando com um capote surrado, velho e desgastado, vivia em uma rotina deplorável e que ao sair da caverna, no momento em que adquire um novo capote, vê na realidade como o mundo é belo e significativo. E por fim abordamos na disciplina de Leitura e Produção textual , onde abordamos a retorica imagética existente no texto.


O autor



Nicolai VassílievitchGógol nasce em 20 de março de 1809, na província de Poltava, atual Ucrânia. Em 1829 muda-se para São Petersburgo e logo publica Serões numa granja perto de Dikanka, reunião de contos inspirados no folclore de sua terra natal. Em 1835 publica mais duas coletâneas: Arabescos e Mírgorod, nesta última incluída a novela Tarás Bulba. No ano seguinte estreia O inspetor geral, sua peça teatral de maiorsucesso.
Em 1842, após viajar pela Europa, publica a primeira parte do romance “Almas mortas”. Nesse mesmo ano publica a novela O capote, que exerceria enorme influência sobre diversos escritores russos. Após um período de graves crises existenciais, destrói o manuscrito da segunda parte de Almas mortas, adoece gravemente, sofre constantes delírios e, falece em 21 de fevereiro de 1852. Apesar de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Capote
  • o capote
  • O capote
  • capote
  • O Capote
  • O capote
  • O capote
  • capote

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!