o capote

Páginas: 7 (1684 palavras) Publicado: 18 de março de 2014
Resumo da Obra O Capote – Nicolai Gogol

Akaki, um barnabé, um exímio copiador de documentos, cargo que desempenhava com gosto e dignidade.
De poucos amigos, por conta de seu poder aquisitivo, suas vestimentas, seu modo diferente de agir das outras pessoas, acabava servindo de chacota para os seus colegas de repartição. Nem o segurança que deveria olhar para todos, como forma de garantir umcontrole de quem entra e sai, olhava para o rosto dele.
Trabalhava em alguma repartição em São Petersburgo, localidade de baixas temperaturas.
Para enfrentar o frio usava um capote velho que, já não cumpria mais sua função, pois não tinha condições financeiras para comprar outro. 
Porém, tudo começa a mudar quando Akaki procura um alfaiate para tentar concertar seu capote e ao chegar lá oalfaiate diz que não há mais concertos a serem feitos, pois a peça estava surrada por demais. O alfaiate, de vasta experiência em sua área, diz a ele a necessidade de se fazer um novo. 
Akaki, por não ter condições financeiras toma um susto com o valor, mas começa a juntar dinheiro pra poder comprar o novo capote.
O alfaiate fez um capote perfeito. Akaki passa a usá-lo e sente-se importante com o novocapote. Todos em sua repartição passaram a tratá-lo de forma condigna. 
Fizeram uma festa e chamaram Akaki para participar. Ele que nunca frequentou uma antes, aceitou o convite. Chegando à festa todos conversaram com ele, porém chegando próximo às 12h00m AM, Akaki já estava preocupado com o horário, tentou sair e não conseguiu, pois seus nobres colegas não deixaram. Em momento oportuno Akakiaproveitou o descuido de seus colegas e aproveitou para sair à francesa. Já na praça de volta para casa, sentiu a presença de alguém no meio da escuridão. Surgiram do meio do breu dois homens. Ele levou um golpe, desmaiou e quando acordou já não estava mais com o seu capote. Os homens fugiram e ninguém o socorreu. 
Passado isto, ele pede ajuda para o policiamento local para que tentasse recuperar ocapote, porém sem êxito. 
Já desesperado, ele decide procurar uma “Alta personalidade” que o recebe mal e expulsa ele de sua sala. 
Akaki fica doente e morre. Porém algo estranho começa a acontecer com sua morte, à praça em que sofreu o assalto, vira um cenário de assombrações. 
Vários capotes são roubados, mas os policiais não conseguiam pegar o ladrão porque o fantasma sempre dava um jeitode escapar. A cidade já comentava era Akaki quem roubava os capotes. 
Tudo só teve fim quando a “Alta personalidade” teve um encontro com o fantasma. 
Akaki roubou o capote dele e sumiu novamente. Depois disto nunca mais houve casos de roubo de capotes. Alexandre Puchkin e Gogol fica encarregado de terminar à obra “Almas Mortas” que foi idéia de seu amigo. 
Gogol mudou-se pra Roma morando lá de1837 até 1843. Neste período publica “Almas Mortas” e “O Capote” um grande sucesso que influenciaria outros escritores. 
Retorna a Rússia já doente. Em Moscovo redige a segunda parte de “Almas Mortas.” 
Mas seu estado físico piora e em 1852, num estado de delírio, ele queimou na lareira do seu quarto todos os manuscritos inéditos, inclusive o final de “Almas Mortas”, O romance sem fim. E porestá muito doente não resiste e falece no dia 21 de Fevereiro do ano de 1852.
Grande escritor, precursor do realismo na literatura Russa, seguidos por grandes escritores. Assim Nicolau Vasilievich Gogol eternizou-se.

Autor 

Nicolai Vassílievitch Gógol nasceu em 20 de março de 1809, na Ucrânia. 
Apesar de ter sido influenciado pela tradição Ucraniana, Gogol escreveu em russo e suas obras sãoconsideradas literatura russa. Suas obras tem fundamentação no realismo.
Com vinte anos (1829) Gogol mudou-se para São Petersburgo, onde conhece Alexandre Puchkin, um grande escritor, quem lhe trouxe novas idéias para futuras obras. Logo publica em 1831 Noites da Herdade de Dikanka, conseguindo total êxito. Em 1835 publica mais dois sucessos: Mírgorod e Arabescos. Em 1837

Análise à luz da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Capote
  • O CAPOTE
  • O capote
  • capote
  • O Capote
  • O capote
  • O capote
  • capote

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!