O Capitalismo e Socialismo s o dois sistemas econ micos com caracter sticas t o antag nicas que s o usados como opostos um do outro

337 palavras 2 páginas
Socialismo x Liberdade

O Socialismo e Capitalismo são dois sistemas econômicos com características tão antagônicas que são usados como opostos um do outro. O primeiro por sua vez tem como base a igualdade, a sociedade, as necessidades básicas, enquanto o segundo visa à obtenção de lucros através da exploração do trabalhador.

Lançando a obra “Manifesto Comunista”, Karl Marx e Friedrich Engels inauguraram um conceito fundado na igualdade. Os meios de produção são socializados isso quer dizer que não ocorre acumulo, pois a propriedade é da sociedade e do Estado. A economia é planificada e controlada pelo governo e isso acaba sendo desvantagem para as famílias, que não têm todas as suas necessidades atendidas, só as básicas. A inoportunidade de ter oferta e demanda dificulta a evolução da sociedade, por isso se for comparar com países capitalistas os países socialistas são mais atrasados, com exceção da China, que tem uma economia mista. Na essência o comunismo é agradável pela idéia de não haver desigualdade, ou desigualdade pequena, só que na aplicação é diferente, são ditatórias, o cidadão não tem os direitos naturais do homem, como o da vida, da liberdade.

Diferente do socialismo o capitalismo não foi uma formulação teórica de um intelectual, e sim fruto da cooperação social, pois desde o inicio da historia da humanidade ocorriam trocas de mercadorias para atender as necessidades ilimitadas dos homens, que não são fixas. A economia de mercado segundo Marx corresponde à acumulação de capital e\ou materiais, a partir dos modos de produção (forças produtivas + relações de produção), só que o capitalismo na verdade é baseado na iniciação privada e mercado livre, com pouca intervenção governamental.

Em suma o Capitalismo é a melhor forma para convivência visto que a privatização oferece mais trabalhos, e melhores condições. A concorrência ajuda na valoração dos fatores de produção, e no melhor atendimento as

Relacionados

  • PII 7 1
    46279 palavras | 186 páginas