O capitalismo. Sua evolução, sua lógica e sua dinâmica.

Páginas: 15 (3659 palavras) Publicado: 1 de setembro de 2013
Cap. 1 ECONOMIA DE MERCADO E CAPITALISMO
O primeiro capítulo trata da evolução desde a sociedade não capitalista para os primórdios da dita sociedade capitalista.
Anterior ao capitalismo, a vida medieval vida era, mormente, baseada na economia de subsistência. A economia de mercado estava inserida nesse meio, no qual havia alguns bens, sobretudo provenientes do excedente da produção,destinados ao mercado. No entanto, a maior parte dos bens relacionados às necessidades básicas (alimento, moradia e vestuário) era obtida pela própria economia doméstica, dependendo pouco do mercado.
Naquele momento, os produtores se organizavam em corporações de ofício. Estas limitavam o volume da produção e a concorrência generalizada, portanto prezavam pelo preço justo e qualidade dos produtos.Diferente da sociedade capitalista, essa era uma sociedade sujeita ao mínimo de mudanças.
Com as Grandes Navegações do século XVI, foi possível interligação e interação entre diferentes regiões mundiais, até mesmo novos continentes. Isso aumentou o dinamismo comercial entre as nações, surgindo um mercado mundial, porém ainda de forma restrita, já que maior parte do comércio era entre as metrópoles ecolônias. Agora aqueles que detinham riqueza passaram a não só se limitarem a compra de mercadorias, mas também de investirem na produção, tornando-se manufatureiro. Neste mesmo momento, há o surgimento nas das nações modernas e da doutrina econômica mercantilista, no qual a primeira promoveu a centralização política, unidade monetária e do sistema de pesos e medidas; e a segunda, uma maiorintervenção do estado na economia, valorização do ouro e prata e manutenção de uma balança comercial favorável.
Capitalismo manufatureiro, a operação é realizada pelo trabalhador com o auxílio de ferramentas. Com este novo modo de produção, houve a divisão técnica do trabalho que causou um aumento da produtividade, uma maior economia de tempo e redução do custo dos produtos.
Com a Revolução Industrialque se iniciou na Grã-Bretanha em meados do século XVIII, houve invenção de máquinas capazes de substituir parte do trabalhado manual humano, dando espaço a um novo capitalismo: o capitalismo industrial. Que contribui para a massificação da produção e elevação da produtividade. Além do novo modo de produção, esse novo capitalismo difere do capitalismo manufatureiro pelas seguintescaracterísticas: unificação de todos os mercados, livre circulação de mercadoria e livre concorrência. Estas duas últimas características são defendidas pelo liberalismo econômico, propostos por Adam Smith, e rapidamente assimilados pela burguesia, que enxerga como entrave a intervenção do Estado na economia. No Brasil, o primeiro caráter liberal surgiu com a abertura dos portos brasileiros às nações amigas em1808, feito por D. João VI.
Nesse novo contexto foi dado um novo incentivo ao progresso científico, que é importante para a criação de novos produtos e otimização da produção.
Foi neste âmbito que o capitalismo industrial dominou a nova economia de mercado, na qual a sociedade se tornou altamente dependente do mercado de bens e serviços.





Cap.2 A LÓGICA DO CAPITALISMO
O segundocapítulo trata, sob uma ótica marxista, a lógica do funcionamento do capitalismo (sistema de produção, lucros, exploração do trabalho etc.).
De maneira geral, pode-se identificar dois indivíduos na sociedade capitalista, que se inter-relacionam: o produtor simples e o capitalista. Este primeiro, detentor da força de trabalho, produz mercadorias (M) que vende, e obtém dinheiro (D), que será utilizadopara a manutenção das condições de produção e também para satisfazer suas necessidades de consumo. Trata-se de um ciclo M-D-M. Já o capitalista, detentor dos meios de produção, deve investir um capital inicial, capital-dinheiro (D), que tem que se transformar em capital-mercadoria (M), formado pela força de trabalho e os meios de produção, e este ser transformado em um produto, através do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo Livro
  • Singer, paul. o capitalismo. sua evolução, sua lógica e sua dinâmica
  • fichamento
  • Resumo do livro: singer, paul. o capitalismo. sua evolução, sua lógica e sua dinâmica.
  • Resenha de "O capitalismo. Sua evolução, sua lógica e sua dinâmica." SINGER, Paul. SP: Ed. Moderna,1987.
  • A dinâmica do capitalismo
  • A dinâmica do capitalismo
  • A Dinâmica do Capitalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!