O Caos Organizador Folha Uol FG 2015 2

2895 palavras 12 páginas
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs1403200404.htm

O caos organizador
EM ENTREVISTA EXCLUSIVA, GILLES LIPOVETSKY DIZ QUE A INTENSIFICAÇÃO
DOS PILARES DA MODERNIDADE -INDIVÍDUO, MERCADO E TECNOLOGIA- ESTÁ
LEVANDO A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA A UMA ESPIRAL VERTIGINOSA DE
HARMONIA E HIPERCOMPETIÇÃO, RECATO E HIPERPORNOGRAFIA
Marcos Flamínio Peres
Editor-adjunto do Mais!
Já se disse várias vezes que a pós-modernidade morreu, mas ninguém até agora havia afirmado de forma tão cabal que ela nem sequer existira. É justamente o que defende o filósofo Gilles
Lipovetsky em seu novo livro, "Les Temps Hypermodernes" [Os Tempos Hipermodernos, ed.
Grasset, 198 págs., 12 euros], que acaba de ser publicado na França.
Lipovetsky, 59, argumenta que, desde os anos 1950, o mundo vive uma intensificação jamais vista do tripé que sempre caracterizou a modernidade: o mercado, o indivíduo e a escalada técnicocientífica. A partir dos anos 80, com o avanço brutal da globalização e das novas tecnologias de comunicação, esse fenômeno -que ele batizou de hipermodernidade- adquire uma velocidade espantosa, passando a interferir diretamente sobre comportamentos e modos de vida.
Mais do que um lance de retórica, o termo hipermodernidade define a situação paradoxal da sociedade contemporânea, dividida de modo quase esquizofrênico entre a cultura do excesso e o elogio da moderação. De um lado, diz Lipovetsky, "é preciso ser mais moderno que o moderno, mais jovem que o jovem, estar mais na moda do que a própria moda"; de outro, valorizam-se "a saúde, a prevenção, o equilíbrio, o retorno da moral ou das religiões orientais".
Esse convívio frenético de ordem e desordem -ou "caos organizador", como define Lipovetsky- que identifica a sociedade hipermoderna resulta, paradoxalmente, na fragilização do indivíduo, que vê ruir as antigas formas de coesão social -Estado, religião, partidos revolucionários.
Otimista -"isso hoje é um defeito"-, ele rebate visões apocalípticas sobre o futuro e diz que as

Relacionados

  • Informatica
    294695 palavras | 1179 páginas