o caonto oo

472 palavras 2 páginas
Identificação da substância
Fórmula molecular: C2H4O2
Nº CAS: 64-19-7
Sinônimos: Ácido acético glacial, ácido etanoico,, Ácido de vinagre, ácido metano carboxílico

Descrição
O ácido acético na forma pura (99,8%) recebe o nome de ácido acético glacial devido asua solidificação, com aspecto de gelo, em dias frios. É o principal ingrediente do vinagre, cuja formulação consiste de aproximadamente 5% de ácido acético e 95% de água. Na forma pura é um líquido incolor com odor pungente, altamente corrosivo para metais. É usado na produção de outras substâncias químicas (por exemplo, monômero de acetato de vinila, ésteres acéticos e ácido cloroacético), em plásticos, corantes, inseticidas, produtos químicos para fotografias, borracha, vitaminas, antibióticos, hormônios e como aditivo para alimentos (acidulante).

Transporte e níveis ambientais

Os acetatos (sais de ácido acético) são constituintes comuns de tecidos animais e vegetais e são formados durante o metabolismo do alimento.
A concentração do ácido acético presente naturalmente em alimentos varia de 700 a 1200 mg/kg em vinhos, acima de 860 mg/kg em queijos envelhecidos e 2,8 mg/kg em suco de laranja fresco. O composto é encontrado no ar ambiente na forma de vapor, sendo degradado nesse meio por reação com radicais hidroxilas produzidos por reações de fotoxidação. Na água o composto é encontrado na forma dissociada, ocorrendo pouca volatilização. Não é adsorvido em partículas ou sedimento e é biodegradável em meio aquático.
Apresenta mobilidade moderada no solo. A volatilização pode ocorrer em superfícies secas e é praticamente desprezível no solo úmido devido à sua dissociação.
A biodegradação também é o destino mais provável do ácido acético no solo.

Exposição humana e efeitos na saúde

O ácido acético é um forte irritante dos olhos, pele e mucosas. A inalação de vapores em concentração de 10 ppm por 8 horas pode irritar os olhos, nariz e

Relacionados