O cangaço

Páginas: 4 (863 palavras) Publicado: 11 de dezembro de 2012
O cangaço foi um fenômeno ocorrido no Nordeste brasileiro no século XIX e nas primeiras décadas do século XX, que tem suas origens em questões sociais e fundiárias da região. Caracteriza-se por açõesviolentas de grupos ou indivíduos isolados, que assaltavam fazendas, seqüestravam os "coronéis" (grandes fazendeiros) e saqueavam comboios e armazéns.

Os "bandoleiros" não tinham moradia fixa eviviam perambulando pelo sertão, praticando os crimes, fugindo se escondendo.

O Cangaço pode ser dividido em três subgrupos: os que prestavam serviços esporádicos para os latifundiários; os"políticos", expressão de poder dos grandes fazendeiros; e os cangaceiros independentes, com características de banditismo.

Os cangaceiros conheciam a caatinga e o território nordestino muito bem. Porisso, era difícil de serem capturados pelas autoridades. Eles conheciam as rotas de fuga em lugares de difícil acesso. Virgulino Ferreira da Silva, o "Lampião", denominado o "Rei do Cangaço", atuoudurante as décadas de 1920 e 1930 em praticamente todo Nordeste. Lampião foi morto em 28 de julho de 1938, na localidade de Angicos, em Sergipe, vítima de uma emboscada, juntamente com sua mulher, MariaBonita.
* by nasha
Membro desde:
22 de setembro de 2007
Total de pontos:
279 (Nível 2)
* Adicionar amigo
* Bloquear
No século XVII, ocorreu o deslocamento do centro da economiapara o sul. O sertão nordestino já castigado pelo flagelo das secas prolongadas, vê agravar-se as desigualdades sociais. Neste panorama visualiza-se a figura do coronel, detentor de todo o poder e leida região que considerava-se senhorio. A existência de constantes conflitos devido à posses e limites geográficos entre as fazendas, além das rivalidades políticas, fizeram com que estes senhoresfeudais, procurassem cercar-se do maior número de jagunços (vassalos dos coronéis) e cabras, necessários para defender seus interesses. Deste modo, se criaram verdadeiros exércitos particulares e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cangaço
  • O cangaço
  • O cangaço
  • cangaço
  • Cangaço
  • cangaço
  • Cangaço
  • Cangaço

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!