O candomblé

Páginas: 2 (400 palavras) Publicado: 22 de março de 2012
O candomblé

No começo não havia separação entre o orum, o céu dos orixás, eo aiê, terra dos humanos. Homens iam e viam, coabitando e dividindo vidas e aventuras.
Existe uma historia que umser humano tocou o orum com as mãos sujas, e como lá no céu era tudo branquinho, sem sujeiras, então o senhor Olorum, Deus do céu de orum, ficou muito furioso com a falta de respeito dos mortais, eseparou pra sempre a terra e o céu.
Assim o orum separou-se do mundo dos homens e nenhum homem poderia ir ao orum e retornar de lá com vida. E os orixás também não podiam vir á terra com seus corpos.Então houve o mundo dos homens e o dos orixás, separados, isolados dos humanos habitantes do aiê, as divindades entristeceram, os orixás tinham saudades de suas peripécias entre os humanos e andavamtristes e amuados. Os orixás foram se queixar com o senhor Olorum, que acabou consentindo que os orixás pudessem de vez por outra retorna á terra. Para isso, teriam que tomar o corpo material de seusdevotos. Foi a condição imposta pelo senhor Olorum.
Orixás que antes gastava de vir a terra brincar com as mulheres, dividindo com elas sua formosura e vaidade, lhe ensinado feitiços de sedução eirresitivel encanto, recebeu do senhor Olorum um novo encargo: preparar os mortais para receber em seus corpos os orixás.
Os orixás fizeram oferendas, para propiciar sua dedicada missão, veio ao aiêe juntaram às mulheres á sua volta, banhou seus corpos com ervas, cortou seus cabelos, raspou suas cabeças, pintou seus corpos.
Os humanos também faziam oferendas aos orixás, convidando-os para áterra, aos corpos das iaôs, então os orixás vinham e tomavam seus cavalos e enquanto os homens cantavam e davam vivas e aplaudiam, convidando todos os humanos iniciados para a rota do xirê, os orixásdançavam.
As oferendas que os humanos ofereciam aos orixás eram: Galinhas, galinhas de angola, galos, ovos, patos, farofas de cabeças e pés de qualquer ave, camarão vermelho, lula e semelhantes,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • candomblé
  • candomble
  • Candomblé
  • Candomblé
  • Candomblé
  • Candomble
  • Candomblé
  • candomblé

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!