O canal do Panamá

Páginas: 3 (565 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
O canal do Panamá

O Canal do Panamá, conhecido como o " Pai de todos os atalhos", é considerado uma das maiores maravilhas do planeta feitas pelo homem, uma obra prima entre as construções decanais. Sua criação se deu para que a distancia percorrida pelos navios em torno das Américas, de um oceano a outro, fosse diminuída. Suas tentativas de construcao foram marcadas por mortes e doenças deoperários, além de grandes dificuldades enfrentadas.
Mas após 30 anos essa obra foi concluída, possibilitando uma viagem 40 vezes mais rápida em relação a viagem anteriormente realizada. Esse canalé considerado uma renda forte ao Panamá, gerando 2 bilhões de dólares ao ano.
Para o novo projeto de duplicação do canal, hoje após 100 anos, pode-se calcular um gasto de 5 bilhões de dólares. Mas écom esse novo projeto que o canal suportara mais de 400 milhões de toneladas ao ano.
A duplicação do canal, será baseada em quatro passos. O primeiro faz referência ao canal de Paris, onde foramcriadas eclusas para atravessar uma colina no meio do mar. Para efetivar a ação, estas eclusas ( que são portas no meio de um canal) eram abertas e posteriormente fechadas, nivelando assim o nível deágua, possibilitando o navio chegar ao outro lado da colina. Estas mesmas eclusas já são utilizadas no canal original, dispostas em três passos e tendo uma altura equivalente a um prédio de 8 andares, osnavios são levados ate as eclusas por locomotivas, que possibilitam que o navio fique bem ao centro das eclusas, após posicionadas as se fecham e ocorre o nivelamento. No novo projeto estas eclusasterão o seu tamanho dobrado, podendo suportar o dobro da carga.
O segundo passo esta baseado no canal Liverpool/Manchester, que pela necessidade de um carregamento maior de carvão, houve a necessidade dacriação de uma ponte que ligasse a mineradora as cidades. Então foi criada uma ilha no meio do mar, e nesta ilha um pilar móvel, que armazenava água dentro de si quando havia a necessidade de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Canal do panamá
  • Canal do panamá
  • Canal do Panamá
  • Canal do panamá
  • Canal do panamá
  • Canal do Panamá
  • Canal do panama
  • canal panama

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!